Vodca inova com bag-in-box no segmento de destilados

Reportagem publicada na revista EmbalagemMarca 201, de maio de 2016

Vodcas nacionais e importadas chamam a atenção pelo esmero na apresentação de suas embalagens. O design leva as garrafas a ser consideradas objetos de desejos por quem as vê em prateleiras. Por esse apelo ao design, é incomum ver o uso de outros tipos de embalagem para acondicionar a bebida.

Mas a Indústria e Comércio de Bebidas Kalmae, de Botuverá (SC), quebra esse paradigma no Brasil com o lançamento de sua vodca Kalvelage em embalagens bag-in-box (BIB). A embalagem tem uma torneira plástica acoplada para facilitar o manuseio. A bebida está disponível em BIBs de 5 litros.

Segundo os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage, fundadores da marca, um dos motivos que os levou a optar pela nova embalagem fio a redução de custo de cerca de 30%, além da conservação da bebida, que não sofre alterações de sabor ou de cor após a embalagem ser aberta.

“Quando pensamos em aderir à embalagem bag-in-box, avaliamos primeiramente se a qualidade seria a mesma da bebida engarrafada. Comprovado isso, apostamos nela por ser mais econômica, causar uma pegada de carbono menor e proporcionar uma maior facilidade no manuseio, inovando e criando mais uma opção para os nossos consumidores”, destacam os irmãos Kalvelage.

Por razões estratégicas, a empresa prefere não informar que são os fornecedores dos componentes da embalagem. O design gráfico foi desenvolvido internamente.

Novidade também no exterior

O uso do bag-in-box para vodcas também não é muito comum no exterior. Alguns lançamentos pontuais chamam a atenção, como o feito recentemente pelo grupo norte-americano The Aristocrat, que apresentou ao mercado a Big Box Vodka, uma das primeiras bebidas destiladas do mundo a ser acondicionada em bag-in-box de 1,75 litro. Outra novidade recente, dessa vez apresentada por uma gigante – a Diageo – na África do Sul é a vodca saborizada Smirnoff Box. A bebida é vendida em BIBs de 1,5 litro em vários sabores.

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