Fusão tripla cria a maior engarrafadora mundial de Coca-Cola

CCE

Anunciada ontem (06/08), uma fusão tripla criou na Europa a maior engarrafadora mundial do sistema Coca-Cola. A Coca-Cola Enterprises, maior engarrafadora independente de produtos da marca no Velho Continente, uniu-se à Coca-Cola Iberian Partners, engarrafadora também autônoma que atende Portugal e Espanha, e à Coca-Cola Erfrischungsgetränke AG, engarrafadora controlada pela The Coca-Cola Company (TCCC) na Alemanha. A nova companhia se chamará Coca-Cola European Partners LLC, e terá 18% de participação acionária da TCCC.

O negócio confirma especulações de longa data sobre a consolidação da rede de engarrafamento da Coca-Cola na região. Com mais de cinquenta fábricas e aproximadamente 27 000 funcionários, a Coca-Cola European Partners atenderá a mais de 300 milhões de consumidores em treze países da Europa Ocidental – Alemanha, Andorra, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Islândia, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Portugal e Suécia. Combinadas, as receitas das três parceiras alcançam 12,6 bilhões de dólares.

Howard Telford, analista global de bebidas da Euromonitor, cita eficiência e economia como razões da iniciativa. “O engarrafamento é uma atividade cara e de capital intensivo, e a Coca-Cola ingressou num recente processo de repassar essas operações a subsidiárias locais, dirigindo atenção e recursos à produção de concentrados e ao marketing global de suas marcas”.

Segundo Telford, até então o “refranchising” da Coca-Cola havia se manifestado predominantemente em acordos com engarrafadores americanos. “Nenhum, porém, teve a magnitude dessa jogada na Europa”, assinala o especialista.

Comentários


menu
menu