Coca-Cola anuncia garrafa de PET produzida apenas com materiais vegetais

A Coca-Cola anunciou que conseguiu desenvolver uma garrafa PET feita apenas com materiais vegetais. A nova embalagem é uma alternativa às produzidas tradicionalmente com combustíveis fósseis e materiais não-renováveis.

No anúncio, a fabricante de bebidas destacou que desde 2009 produz as chamadas PlantBottles, mas até então as embalagens tinham apenas 30% de materiais à base de plantas em sua composição. No atual modelo, a Coca-Cola usa cana-de-açúcar e resíduos do processo de fabricação para produzir essas embalagens.

A embalagem PlantBottle utiliza tecnologia patenteada que converte os açúcares naturais encontrados nas plantas em ingredientes para a fabricação das garrafas de plástico PET.

Segundo a companhia, desde o lançamento da primeira PlantBottle, em 2009, já foram distribuídas mais de 35 milhões de garrafas em cerca de 40 países. A estimativa da Coca-Cola é que a ação tenha levado a uma redução de mais de 315 mil toneladas métricas de emissões de dióxido de carbono.

A iniciativa integra a estratégia global da empresa, que em seu último relatório de sustentabilidade anunciou a meta de ter 25% do plástico usado em garrafas PET vindo de reciclagem ou matéria-prima renovável até o final de 2015. Na época da divulgação do relatório para o biênio 2013-2014, a Coca tinha 6% das embalagens com essa composição.

A diretora de desenvolvimento e pesquisa global da Coca-Cola, Nancy Quan classificou a nova garrafa como um marco pioneiro no portfólio de embalagens da empresa.

A PlantBottle 100% foi apresentada durante a Expo Milão 2015, quem tem como tema “Alimentando o planeta: energia para a vida”.

COMENTÁRIOS