Braskem cria aplicativo que calcula ganhos em processos de injeção

A Braskem lança um aplicativo para smartphones que calcula as vantagens de utilizar resinas da família Braskem Maxio. Lançada em 2012, a marca reúne portfólio que alia maior produtividade com redução de consumo de energia, de acordo com a empresa.

“Queremos mostrar de forma simples e ilustrativa como as resinas Maxio podem contribuir para ampliar a competitividade das soluções em plástico. É uma forma prática de demonstrar os benefícios econômicos e ambientais decorrentes da utilização da resina. Além disso, no contexto da crise elétrica do país, esta é uma solução simples e acessível que colabora para que a cadeia do plástico possa fazer escolhas inteligentes”, afirma Walmir Soller, diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem.

A ferramenta quantifica os ganhos econômicos e ambientais que a família Braskem Maxio pode trazer para processos de injeção. Os ganhos são estimados de uma forma simples e rápida, bastando apenas que o usuário insira dados sobre a peça produzida em duas situações: utilizando uma resina comum e utilizando uma resina Maxio. Entre as informações necessárias estão o número de cavidades do molde, o custo de mão-de-obra, a produção mensal, a capacidade de processamento da máquina e o custo da resina e número de pessoas por equipamento.

“Ao comparar os dois cenários, o aplicativo exibirá como resultado uma estimativa de variações na produtividade, no peso da peça e no consumo de energia elétrica durante o processamento, além de traduzir tais mudanças em variações no custo de produção e impacto ambiental, como emissão de CO²”, explica Nicolai Duboc, gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Aplicações de Polipropileno e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

A tecnologia está disponível para sistemas iOS e Android e, por enquanto, apenas para contabilizar processos de injeção.

COMENTÁRIOS