Kurz apresenta novo processo de decoração metalizada para garrafas

A Kurz do Brasil apresentou um novo processo de decoração metalizada para garrafas de vidro e tubos plásticos, desenvolvido pelo fabricante de revestimentos funcionais e decorativos Leonhard Kurz, em conjunto com a fabricante de máquinas Isimat. O processo chamado “Inline Foiling” está em processo de patente e permite a aplicação em linha de designs metálicos em produtos cilíndricos, como tubos de plástico e garrafas de vidro ou copos durante o processo de silk-screen ou de impressão flexográfica. Isso é conseguido através da integração de uma unidade “Inline Foiling” em uma máquina de impressão de múltiplas estações.

O processo de metalização “Inline Foiling” envolve três passos: primeiro, um adesivo UV que foi especialmente desenvolvido para este processo é aplicado à parte cilíndrica a ser decorada. Em seguida, a peça recebe a fita metalizada, e ao mesmo tempo o adesivo é curado por uma luz UV. A camada metálica da folha adere apenas às áreas onde o adesivo foi aplicado e o restante permanece no poliéster que atua como um suporte da camada de metalização. Na terceira etapa a peça é sobreimpressa e envernizada por meio de serigrafia ou flexografia.

A aplicação do adesivo, das tintas e do verniz está integrada no processo de impressão em linha, permitindo assim que a decoração a ser executada ocorra em alta velocidade e excelente registro, segundo a Kurz. O processo “Inline Foiling” não requer clichês para gravação, o que reduz os custos e prazos. A empresa diz ainda que os tempos de preparação são apenas um pouco mais longos do que os de impressão em serigrafia, e que uma troca de fita pode ser feita em poucos minutos.

A decoração através do processo “Inline Foiling” não requer a ação de pressão ou temperatura, e por isso é rápido e econômico com baixas taxas de rejeitos. A operação de revestimento direto proporciona uma decoração permanente e sem emendas com um acabamento de qualidade significativamente maior do que os decalques ou etiquetas. O revestimento do tipo “true-metal” alcança um alto nível de brilho e dá a aparência de um metal valioso. A cor base do “Inline Foiling” é prata, o que permite uma variedade de tons de ouro e uma infinidade de cores metálicas a serem obtidas pela sobreimpressão. Fitas holográficas em cores ou designs difrativos também podem ser aplicados por este processo.

COMENTÁRIOS