Fusão entre MWV e Rock-Tenn cria companhia gigante de embalagens

As empresas americanas MeadWestvaco (MWV) e Rock-Tenn anunciaram um acordo de fusão no valor de 16 bilhões de dólares.

A demanda por as caixas de papelão ondulado produzidas pelas duas empresas aumentou acentuadamente quando as compras pela internet decolaram. As vendas por e-commerce em todo o mundo subiram 20 por cento, movimentando cerca de 1,5 trilhão de dólares no ano passado, segundo a consultoria norte-americana eMarketer.

A fusão, anunciada por ambas as empresas nesta segunda-feira (26/1), cria a segunda maior empresa norte-americana de embalagens, atrás International Paper.

A empresa resultante do acordo será maioritariamente detida pela MeadWestvaco (50,1% do capital). O nome da empresa ainda não foi definido, mas a sede será em Richmond (Virginia), onde a MWV está sediada.

“Há uma oportunidade significativa em todo o mundo para que possamos crescer, e vemos mais atividade nos mercados emergentes”, afirmou o presidente-executivo da MeadWestvaco, John Luke, citando Índia, Brasil e China.

A MeadWestvaco, que decidiu no início do mês pelo desmembramento de seus negócios da indústria química após pressão de investidores, disse que a separação será concluída após a fusão com a Rock-Tenn.

COMENTÁRIOS