Tetra Pak promove curso de formação de líderes de catadores

Com o objetivo de formar líderes que possam gerir com sucesso e de forma sustentável as cooperativas de triagem de materiais recicláveis espalhadas pelo Brasil, a Tetra Pak lança o projeto “Cuidando do Futuro”. Por meio de reuniões presenciais com consultores especializados em formação de liderança corporativa, os participantes aprendem sobre o papel do gestor, o processo de tomada de decisão em grupo e até como identificar sucessores.

O primeiro encontro reuniu 25 cooperados, sendo representado por 90% de mulheres. O grupo recebeu orientações sobre como gerenciar a cooperativa como um empreendimento e os resíduos sólidos urbanos que corretamente separados, tornam-se matéria-prima para a indústria recicladora. Ao todo serão realizados seis eventos, um por mês até o final do ano, abordando os temas: liderança participativa, situações de conflito, transformação e resistência a mudanças, sucessão e avaliação dos planos de ação.

De acordo com Fernando von Zuben, diretor da Meio Ambiente da Tetra Pak, o projeto surgiu frente a necessidade de fortalecer as cooperativas, já que se trata de um importante elo da cadeia de reciclagem. “Percebemos que não basta somente ceder materiais ou equipamentos para apoiar o trabalho das cooperativas, precisamos preparar os profissionais e líderes para que de fato conduzam o negócio e se tornem mais rentáveis, sustentáveis e independentes”, afirma Fernando.

Esta é a segunda iniciativa da empresa voltada para promover o bom gerenciamento das cooperativas. Em 2012, a Tetra Pak lançou, em parceira com o CEMPRE (Compromisso Empresarial Para Reciclagem), o programa “Cooperativa em Ação”. Nos últimos dois anos, foram distribuídos mais de 100 kits educativos composto por manuais, fascículos e cartazes explicativos e 17 cooperativas foram ou estão sendo treinadas. “Algumas cooperativas treinadas melhoraram sua performance e o ganho médio dos profissionais aumentou até 100%”, afirma Fernando.

No ano passado mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas. O volume representa um incremento de 9%, se comparado a 2012. Este número deve aumentar ainda mais com os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente 30% de toda produção segue para a reciclagem, sendo que o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva. No entanto, esta taxa é crescente e dobrou de volume nos últimos 10 anos.

COMENTÁRIOS