Fifa e Coca-Cola treinam catadores para atuar nos jogos da Copa

Oitocentos e quarenta catadores de materiais recicláveis estão sendo treinados em todo o país, por meio de parceria firmada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) com a empresa Coca-Cola Brasil, para atuar nos estádios das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, que ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho. A parceria prevê que a Coca-Cola será a responsável pela ação de gerenciamento de resíduos sólidos da Copa da Fifa Brasil 2014.

Nesta quinta-feira (10/4), 70 catadores da Rede Movimento, que tem 34 cooperativas associadas, participaram de treinamento no Rio de Janeiro. Os 840 catadores farão a coleta seletiva em todos os 64 jogos da Copa.

O objetivo do treinamento é assegurar que os catadores tenham todas as orientações para que possam se comportar e exercer de maneira correta a atividade de gestão de resíduos dentro dos estádios. O objetivo é coletar todos os materiais e embalagens que serão gerados durante os jogos, para que possam ser destinados à reciclagem.

Após a coleta nos estádios, o material será transportado para as cooperativas parceiras, onde será feita a triagem. Depois, os materiais serão encaminhados para as empresas recicladoras. A operação pretende garantir o fluxo completo da reciclagem, que envolve a coleta, triagem e a parte recicladora, para ser base de um novo produto.

Os próximos treinamentos de catadores para atuar nos jogos da Copa estão marcados para São Paulo, Fortaleza, e Curitiba. Quando começar o período de exclusividade da Fifa, previsto para 22 de maio, os catadores farão o treinamento ‘in loco’ nos estádios.

COMENTÁRIOS