Exposição de Monotipias “Cartilha Tipográfica” é prorrogada

24/04/2014

A Exposição de Monotipias “Cartilha Tipográfica” fica em cartaz até o próximo dia 16 de maio na sede da Cliart, em São Paulo. A mostra de monotipias produzidas pelo artista gráfico Claudio Rocha, professor de Artes Gráficas da Oficina Tipográfica do Sesc Pompeia (São Paulo) é uma iniciativa da Cliart, importante fornecedora de clichês para os segmentos de flexografia, dry-offset e letterpress, em parceria com a Oficina Tipográfica.

Na exposição, o acesso à palavra escrita é reconstituído com tipos de madeira e matrizes de imagens, explica o material de divulgação. “As monotipias recriam as associações entre os signos da escrita e as representações gráficas de coisas que se iniciam com as respectivas letras do alfabeto”, diz o professor. “Na infância”, ele descreve, “o processo de alfabetização, ou letramento, fecha um circuito de relacionamento com o mundo e nos permite formar palavras mentalmente por meio da visão”. E mais: “A apropriação da escrita surge como realização do intelecto, sendo a cartilha o instrumento pedagógico que introduz as letras de fôrma em nosso universo cultural.”

Artista gráfico especializado em tipografia e design editorial, o professor Claudio Rocha começou a carreira em 1976, tendo atuado como diretor de arte e programador visual. Foi palestrante convidado na TypeCon San Francisco, 2004, TypoBerlin, 2005, e St. Bride Printing Library, em Londres, 2009. É autor dos livros Projeto Tipográfico, Tipografia Comparada, Trajan e Franklin Gothic, publicados pela Edições Rosari, e do livro A Letra Impressa, pela Senai SP Editora. Entre outras atividades ligadas ao mundo gráfico no Brasil e no exterior, é co-editor da revista Tupigrafia, publicação temática de tipografia, desde 2001.

A Exposição de Monotipias é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h30m às 17h30m, e conta com os seguintes apoios institucionais: DuPont (Cyrel), FlexPack, EmbalagemMarca, Senai São Paulo, Abigraf e Sindigraf São Paulo.

Serviço: Exposição de Monotipias “Cartilha Tipográfica”
Horário: de segunda a sexa, das 13h30 às 17h30
Local: Cliart – rua Professor Pedreira de Freitas, 1124 – Tatuapé
Entrada franca
Mais informações: (11) 2942-8133

Cliart (Cartilha Tipográfica)

COMENTÁRIOS