Para designers e apreciadores de artes gráficas

Designers gráficos, incluindo os que se dedicam a desenvolver embalagens, bem como estudantes e apreciadores de artes gráficas em geral, terão a oportunidade de assistir, dia 17 próximo, segunda-feira, das 9 horas às 12 horas, em São Paulo, à inauguração de oportuna exposição dedicada a tema de seu interesse. É a Exposição de Monotipias, baseada na Cartilha Tipográfica, mostra de monotipias produzidas pelo artista gráfico Claudio Rocha, professor de Artes Gráficas da Oficina Tipográfica do Sesc Pompéia (São Paulo) desde 2012. A iniciativa de realização da mostra é da Cliart, importante fornecedora de clichês para os segmentos de flexografia, dry-offset e letterpress, em parceria com a Oficina Tipográfica.

Na exposição, o acesso à palavra escrita é reconstituído com tipos de madeira e matrizes de imagens, explica o material de divulgação. “As monotipias recriam as associações entre os signos da escrita e as representações gráficas de coisas que se iniciam com as respectivas letras do alfabeto”, diz o professor. “Na infância”, ele descreve, “o processo de alfabetização, ou letramento, fecha um circuito de relacionamento com o mundo e nos permite formar palavras mentalmente por meio da visão”. E mais: “A apropriação da escrita surge como realização do intelecto, sendo a cartilha o instrumento pedagógico que introduz as letras de fôrma em nosso universo cultural.”

Artista gráfico especializado em tipografia e design editorial, o professor Claudio Rocha começou a carreira em 1976, tendo atuado como diretor de arte e programador visual. Foi palestrante convidado na TypeCon San Francisco, 2004, TypoBerlin, 2005, e St. Bride Printing Library, em Londres, 2009. É autor dos livros Projeto Tipográfico, Tipografia Comparada, Trajan e Franklin Gothic, publicados pela Edições Rosari, e do livro A Letra Impressa, pela Senai SP Editora. Entre outras atividades ligadas ao mundo gráfico no Brasil e no exterior, é co-editor da revista Tupigrafia, publicação temática de tipografia, desde 2001.

A Exposição de Monotipias se estenderá de 18 de março a 17 de abril, com visitação aberta ao público de segundas a sexta-feiras, no horário das 13h30m às 17h30m. Conta com os seguintes apoios institucionais: DuPont (Cyrel), FlexPack, EmbalagemMarca, Senai São Paulo, Abigraf e Sindigraf São Paulo.

Entrada franca.

Endereço: sede da Cliart, rua Professor Pedreira de Freitas, 1124 – Tatuapé. Mais informações: tel. (11) 2942-8133.

exposicao-cartilha-tipografica

COMENTÁRIOS