Cargill inaugura biorrefinaria no Paraná

A Cargill inaugurou na última quinta-feira (20/2) a nova fábrica de processamento de milho para a produção de amidos e adoçantes, em Castro (PR). Essa é a primeira unidade da companhia no País que atuará com o conceito de biorrefinaria, que integra instalações, equipamentos e processos de conversão de biomassa, na produção de derivados refinados, com empresas instaladas ao seu redor. Ao todo, foram investidos mais de 500 milhões de reais no projeto.

A nova unidade vai representar um aumento de 30% na capacidade de moagem de milho da empresa na América do Sul. O complexo está entre os maiores investimentos da Cargill no mundo.

Com 200 funcionários diretos e instalada numa área de 352 hectares, a fábrica vai atender o mercado nacional com soluções em amidos e adoçantes para uso em produtos lácteos, balas, confeitos, bebidas, pães e na indústria de papel e papelão, além de nutrição animal. Do total, 2,5 hectares serão ocupados pela fábrica da Cargill. O restante da área vai ser utilizado por empresas clientes no conceito da biorrefinaria.

As empresas receberão os ingredientes produzidos pela planta da Cargill diretamente, por meio de tubulações para a sua produção. Além desta conexão, facilidades da planta, como a estação de tratamento de efluentes da unidade, água e luz poderão ser compartilhadas por algumas das empresas instaladas no espaço. A Evonik é o primeiro cliente parceiro no complexo e, inclusive, já iniciou a construção de sua unidade. A expectativa é que, até 2020, quatro empresas parceiras estejam instaladas no local.

COMENTÁRIOS