Empresa lança cogumelos que podem ser cultivados na embalagem

A Cogubras, empresa fundada em 2013 pelos engenheiros de bioprocessos e biotecnologistas Francisco Vítola e Eduardo Sydney, lança kits com cogumelos que podem ser cultivados em casa. O é composto por pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções simples. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher cogumelos frescos.

“Selecionamos cuidadosamente as variedades comestíveis mais bonitas e saborosas para que todos possam admirar e degustar”, diz Vítola. “Além disso, o kit é divertido e nos ensina bastante sobre estes interessantes organismos”, completa Sydney.

Com o kit, é possível cultivar cogumelos até mesmo na sala, ou na cozinha de um apartamento pequeno. As espécies oferecidas, todas nativas do Paraná, são shimeji-preto (Pleurotus ostreatus), cogumelo-ostra marrom (Pleurotus pulmonarius) e cogumelo salmão (Pleurotus djamor).

Dentro da caixa de papelão há um pacote contendo uma mistura de materiais orgânicos, com umidade a 70%. Esse substrato passa por um tratamento térmico para eliminar qualquer possível contaminação na mistura. Em seguida, é inserida uma cultura pura do cogumelo que se quer produzir. A caixa é vendida a um passo de frutificar. “Quando a pessoa leva para casa, abre um buraquinho no pacote e começa a umidificar. Isso sinaliza para o cogumelo as condições ambientais diferentes que o induz a formar a frutificação”, diz Eduardo Sydney. Ele acrescenta que quando as instruções são seguidas corretamente o cogumelo demora de uma semana a 12 dias para crescer até o ponto de colheita.

 

COMENTÁRIOS