Máquina gela lata de cerveja em menos de um minuto

Uma tecnologia chamada Rapidcool promete gelar uma lata de cerveja em apenas 45 segundos. O equipamento, desenvolvido pela empresa britânica Enviro-Cool, funciona para garrafas e latas, leva o líquido da temperatura ambiente a 4°C. De acordo com o jornal londrino Daily Mail, a Enviro-Cool recebeu 930 mil euros da Comissão Europeia para realizar a pesquisa para o desenvolvimento da máquina.

“Houve muitas tentativas de criar refrigeradores rápidos de bebidas. O problema sempre era o tempo que demorava para o líquido ficar realmente gelado”, diz a empresa em seu site. Se o resfriamento fosse muito rápido, as camadas externas do líquido congelavam, gerando um gelo fino. “A forma de evitar o congelamento era agitar o líquido durante o resfriamento, mas em bebidas gasosas isso causa explosões quando o recipiente é aberto”, explica a Enviro-Cool.

O refrigerador recebeu o nome V-Tex e usa a tecnologia “Rapidcool”. A máquina rotaciona o recipiente a uma velocidade que evita a formação de bolhas. ​Segundo a Enviro-Cool, o V-Tex reduz em 90% o consumo de energia em relação a refrigeradores comuns encontrados em supermercados. O vídeo abaixo mostra a máquina em funcionamento.

Além da versão comercial, a V-Tex tem duas versões domésticas, chamadas V-Tex Compact e V-Tex Domestic (abaixo). Elas gelam recipientes de diferentes tamanhos, começando pelas garrafas de vinho de 150 mililitros. Para garrafas long neck, o tempo de refrigeração é de 4 minutos, enquanto as de 500 mililitros demoram 6 minutos. As latas demoram 48 segundos, em média.

 

COMENTÁRIOS