No Reino Unido, mensagens em maços de cigarro procuram mobilizar fumantes contra ações antitabaco

Pressionada por restrições cada vez mais severas à propaganda e sob ameaça iminente de ter de remover a arte das embalagens de cigarros, a Philip Morris lançou uma ação de “marketing discreto” no Reino Unido, veiculada nas embalagens, tentando mobilizar os fumantes contra a onda antitabaco.

Filipetas inseridas no interior dos maços de Marlboro convidam os consumidores a visitar um site, o Know-more.co.uk, intitulado como “a comunidade para os fumantes britânicos”. Há três versões de mensagem, que destacam projetos governamentais e consequências que prometem irritar os fumantes – impostos maiores, a possibilidade de banimento do fumo em automóveis e casas e o aumento do mercado negro.

Uma das mensagens diz: “A embalagem ‘lisa’ é a mais recente de uma cadeia de propostas que têm como alvo os fumantes. Outros projetos excessivos têm sido aventados. Saiba mais ao conhecer as questões em jogo, e então dê um basta ao governo ao juntar-se à nossa comunidade e se manifestar”.

O canto esquerdo superior do website descreve que ele é patrocinado pela Philip Morris. Contudo, uma consulta técnica revela que o site está registrado em nome do Democracy Data & Communications, um poderoso escritório americano de lobby.

Fonte: The Guardian

COMENTÁRIOS