Absolut oferece quatro milhões de garrafas únicas

Na mais nova edição limitada da vodca sueca Absolut, o consumidor tem a garantia de que ninguém terá uma embalagem igual a sua. A Absolut Unique oferece quatro milhões de garrafas únicas, cada uma delas dotada de uma decoração exclusiva. “Em vez de uma entre poucas, a garrafa que você adquirir não terá similar. Será sua própria obra de arte”, diz a Pernod Ricard, dona da marca.
Para viabilizar os designs exclusivos, um sistema computadorizado de controle de válvulas para pintura spray foi desenvolvido pelo Ardagh Group, que fabrica e decora as garrafas de vidro utilizadas na ação.

O processo é gerenciado por algoritmos que controlam cores (a partir de 35 tonalidades em versões translúcidas e opacas), padrões de desenho (51 variações) e intensidade do revestimento. “Definimos as regras e deixamos as máquinas realizarem o design por elas mesmas. Nossas instalações pareciam mais um estúdio artístico do que uma fábrica de garrafas”, diz a Pernod Ricard. Segundo a companhia, a parafernália permitiria criar 94 quintilhões (94 com dezoito zeros à direita) diferentes garrafas. “Isso equivaleria a mais de 13 bilhões de recipientes por pessoa no planeta.”

Como complemento, cada garrafa recebe a aplicação de um rótulo de papel que contém um número de série.

De acordo com os envolvidos no projeto, é a primeira vez, na indústria de destilados, em que cada garrafa de uma bebida é diferente da outra. “Absolut Unique é a edição limitada levada ao extremo”, resume Eric Näf, diretor de desenvolvimento de embalagens de Absolut.
O seguinte vídeo aborda a criação da iniciativa:

COMENTÁRIOS