Garrafa de guaraná com PET 100% reciclado chega ao mercado

icone-guarana-antarctica-recicladoAnunciada pela Ambev em junho do ano passado, chega agora ao mercado brasileiro a garrafa de 2 litros do Guaraná Antarctica produzida com resina de PET 100% reciclada.

A tecnologia empregada na fabricação da nova garrafa permite que qualquer outra embalagem de PET, independente de cor, formato ou fabricante, se transforme em uma garrafa de Guaraná Antarctica. A inovação retira do meio-ambiente um equivalente a 30 metros cúbicos de material descartado em aterros sanitários para cada cinco toneladas de PET reciclada, de acordo com a Ambev.

Para o gerente de marketing de Guaraná Antarctica, Thiago Guedes Hackradt, a marca investiu em um projeto de sustentabilidade focado em reciclagem “porque acredita que o melhor destino para uma garrafa PET é se transformar em uma nova garrafa PET”.

O plano da Ambev é produzir 20% das embalagens de 2 litros de Guaraná Antarctica com resina 100% reciclada até o final de 2013. Hoje, ela já está presente em 12% delas, o equivalente a mais de 28 milhões de garrafas. Até o final de 2012, esse número deve subir para 40 milhões de garrafas.
Produzida nas fábricas da Ambev localizadas em Nova Rio (RJ), Curitibana (PR) e Sapucaia (RS), a embalagem PET 100% reciclada deve consumir 70% menos energia elétrica em relação à produção do material virgem, além de diminuir 20% o consumo de água (dados informados pela Brasil Pet). Outras contribuições do projeto são a economia de petróleo utilizada nesse processo e uma redução anual de material de embalagem em 1,3 milhão de quilos.

As novas embalagens de Guaraná Antarctica estarão disponíveis nos principais pontos de vendas da região Sul e nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com expansão prevista para todo o país até o final de 2014.

COMENTÁRIOS