Película evita que ketchup fique grudado nas embalagens

Uma equipe do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um revestimento que acaba com o problema de desperdício que acontece com embalagens de alimentos viscosos, como ketchups, mostardas e maioneses.

Trata-se de um líquido superviscoso e não tóxico, que pode ser aplicado em embalagens de alimento (de vidro e de plástico) e que evita que restos do alimento fiquem grudados nas paredes dos frascos. A equipe de engenheiros, nanotecnologistas e cientistas do MIT, liderada pelo doutorando Dave Smith, batizou o LiquiGlide (líquido deslizante, em tradução livre do inglês). O revestimento é rígido como um sólido, mas lubrificado como um líquido, o que permite o deslizamento dos produtos. O LiquidGlide faz com que os produtos viscosos saiam das embalagens como se fossem água. De acordo com os engenheiros do MIT, todos os produtos químicos utilizados na composição da fórmula são aprovados pelo FDA, a agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos.

Os engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do produto acreditam que se todas as embalagens tivessem este revestimento, cerca de 1 milhão de toneladas de comida (e molhos) poderiam ser poupadas do desperdício.

Os engenheiros ainda estão em negociações com empresas para colocar o LiquiGlide no mercado.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS