Pranchas da Puma terão proteção de cogumelos

Anunciados no final de 2010, os acolchoamentos para transporte EcoCradle, feitos de cogumelos, serão adotados pela Puma. A companhia esportiva alemã fechou uma parceria com a americana Ecovative Design, inventora da tecnologia, para utilizá-la como proteção em embalagens de pranchas de surfe do tipo stand-up paddle (modalidade em que atletas ficam em pé sobre as pranchas e utilizam um remo).

Os acolchoamentos EcoCradle são feitos a partir de micélios (corpos vegetativos de fungos) cultivados em subprodutos agriculturais como cascas de sementes ou folhas. Esses resíduos são colocados em moldes que, submetidos a um ambiente escuro e a tratamentos especiais, são preenchidos pelos cogumelos num prazo de cinco a sete dias. O produto final teria características bastante parecidas às dos plásticos expandidos tradicionalmente utilizados como embalagem de proteção.

Após a abertura da embalagem e a retirada da prancha, as peças de EcoCradle podem ser despedaçadas e utilizadas como adubo, destinadas à compostagem ou até mesmo serem utilizadas como brinquedos de praia biodegradáveis. “Temos a missão de nos tornarmos a companhia esportiva mais sustentável do mundo, e a parceria com a Ecovative é um passo a mais rumo a esse objetivo”, afirmou Antonio Bertone, diretor de marketing da Puma.

Fonte: Greener Package

COMENTÁRIOS