Heineken adere ao open innovation para o desenvolvimento de embalagens

A cervejaria holandesa Heineken acaba de lançar um programa de inovação aberta (open innovation), detalhado pelo site Ideas Brewery. A empresa informa que o primeiro objetivo da iniciativa é buscar ideias para o desenvolvimento de embalagens ambientalmente mais amigáveis para cervejas.

A página da internet explicita que a cervejaria dará atenção especial a conceitos em prol do reuso e da reciclagem de embalagens; materiais “verdes” inovadores; e novas maneiras de distribuir ou transportar embalagens de maneira mais sustentável.

As ideias serão analisadas sob o critério de “inovacionismo” e viabilidade e serão também colocadas em votação pelo público visitante do site. As melhores ideias ganharão um prêmio de 10 000 dólares. Propostas deverão ser enviadas até 8 de maio. Os ganhadores serão anunciados em junho.

O conceito de inovação aberta baseia-se no uso de ideias externas pelos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. A proposta é da costura de parcerias com inventores, pesquisadores, universidades e outras empresas – até mesmo concorrentes – para a aceleração e a diminuição de custos de projetos de inovação.

Empresas como Unilever, Kraft, Procter & Gamble e Coca-Cola já utilizam a ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos e embalagens.

Fonte: Packaging News

COMENTÁRIOS