Embalagem solúvel “some” no preparo de cafés e outros produtos instantâneos

19/04/2012

A americana MonoSol, especializada na produção de polímeros hidrossolúveis, anunciou o desenvolvimento de um novo filme solúvel comestível, capaz de ser empregado na confecção de embalagens de alimentos e bebidas instantâneas, como sopas, cafés e chás. A ideia é permitir ao consumidor preparar os produtos inserindo a embalagem diretamente na água, sem necessidade de abri-la – e sem gerar qualquer resíduo. Após ser mergulhada na água, a embalagem rapidamente se desintegra, promovendo a liberação do conteúdo no meio líquido.

O novo filme solúvel para alimentos é transparente e tem aparência de plástico convencional. De acordo com a MonoSol, ele é seguro para o consumo, biodegradável e pode até receber aditivos de sabor. A empresa não esclarece a origem do material nem se ele é capaz ou não de receber impressão. Uma limitação natural seria a impossibilidade de uso em embalagens de produtos líquidos.

Um vídeo recém-publicado no YouTube mostra a aplicação da novidade no acondicionamento e preparo de café solúvel (ver abaixo). A MonoSol diz estar interessada em estabelecer parcerias com indústrias para lançar a embalagem no mercado.

COMENTÁRIOS