Pool de empresas recicla 136 toneladas de BOPP

A WiseWaste, empresa formada por um pool de recicladores e que irá auxiliar a indústria a atender às demandas geradas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), começou a operar.

Para marcar o início de suas atividades, a companhia transformou 136 toneladas de BOPP em oito mil paletes de plástico. O volume reciclado equivale a 45 milhões de embalagens de salgadinhos e os paletes serão utilizados no processo produtivo de uma fabricante de alimentos, fechando assim o ciclo produtivo do BOPP na empresa.

A WiseWaste é uma iniciativa dos engenheiros Gui Brammer, CEO da GreenBusiness, e Chicko Souza, empresário e especialista em reciclagem, e reúne empresas do setor que possuem tecnologias de reciclagem, logística reversa e atuam em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para a área.

O Programa WiseWaste é constituído de três etapas. Na primeira, a empresa realiza pesquisas para encontrar a melhor solução para cada tipo de resíduo, juntamente com a indústria que o gerou. A segunda etapa é marcada por ações de logística reversa, em conjunto com as indústrias, o varejo e pontos de entrega voluntária de resíduos.

Na etapa seguinte há a fabricação de WiseProducts, objetos fabricados a partir do resíduo reciclado e que será utilizado na cadeia produtiva da industria geradora do resíduo. “Nosso trabalho começa com a coleta dos materiais nas cooperativas e passa pela reciclagem e fabricação de novos produtos, que retornarão às empresas, contribuindo para que elas consigam fechar o seu ciclo de materiais – um conceito conhecido por berço-ao-berço”, afirma Brammer.

COMENTÁRIOS