Empresa britânica cria garrafa de papel reciclado para vinho

Primeiro foi o barro das ânforas, depois a cerâmica dos jarros, e até o couro das “botas” espanholas. Com o passar do tempo, a garrafa de vidro se tornou o acondicionamento de vinho por excelência. Agora, a empresa britânica GreenBottle propõe um novo modelo de embalagem para a bebida: garrafa feita de papel reciclado, como as embalagens de ovos. A ideia veio de Martin Myerscough, da área de desenvolvimentos da empresa, que elaborou uma garrafa de papel. A garrafa recobre uma embalagem flexível de plástico, onde a bebida é acondicionada. Funciona como uma espécie de bag-in-box (conforme ilustração abaixo).

Segundo a GreenBottle, representantes da empresa já foram procurados por vinícolas e supermercados, e as primeiras garrafas devem chegar às prateleiras britânicas ainda no primeiro trimestre de 2012.

Se os produtores de vinho ainda não abraçaram a mais nova criação da GreenBottle, o retrospecto de suas invenções é animador: a embalagem de celulose para vinhos usa a mesma tecnologia da garrafa de papel para leite (foto abaixo) que a empresa lançou no começo de 2010 nas lojas da rede britânica de supermercados Asda (que pertence ao Walmart), que já vendeu mais de 100 mil unidades.

As garrafas de papel são simples e fáceis de reciclar, e esse é o seu maior trunfo, de acordo com seu criador. “Basta separar a carcaça externa de papel da embalagem plástica e depositar o material numa lixeira ou num centro de reciclagem”.

COMENTÁRIOS