Coca-Cola lança garrafa produzida com PET reciclado pós-consumo

A Coca-Cola Brasil lançou a Bottle-to-Bottle, garrafa produzida com PET reciclado pós-consumo grau alimentício (PET PCR). A garrafa é composta de 20% de PET PCR e 80% de PET virgem e começa a ser comercializada ainda em setembro, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 2,5 litros nos mercados do Paraná e parte do interior de São Paulo. A empresa afirma que até o fim de 2011 serão economizadas cinco mil toneladas de PET virgem, e prevê que até 2014 todas as embalagens do refrigerante sejam fabricadas com essa tecnologia, o que deve gerar uma economia de 60 mil toneladas/ano de garrafas.

A garrafa é idêntica à embalagem produzida apenas com PET virgem. O consumidor só consegue notar a diferença pelo rótulo, que identifica a produção com PET PCR.

O processo de fabricação da Bottle-to-Bottle foi validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e confere ao PET reciclado as mesmas características de um material novo, a resina PET virgem, a partir do qual são elaboradas as embalagens plásticas.
As garrafas são produzidas pela CPR, a única capacitada no país com essa tecnologia. De acordo com Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da Coca-Cola Brasil, a empresa está negociando com um fabricante de PET reciclado a instalação de uma fábrica no país. “Temos um fornecedor, que já é parceiro do grupo nos Estados Unidos e na Europa, e que pode vir a instalar uma fábrica no Brasil para atender a nossa demanda por PET reciclado”, afirmou o executivo.

 

COMENTÁRIOS