Dow e Mitsui vão produzir polímeros à base de cana-de-açúcar

A norteamericana Dow Chemical Company e a japonesa Mitsui & Co. Ltd. anunciaram hoje a formação de uma joint venture e a assinatura de um Memorando de Entendimento visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Isso representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil.

“A operação reforça o compromisso da Dow de investir no crescimento em setores de grande inovação e de alto valor por meio de parcerias estratégicas”, afirmou Andrew N. Liveris, presidente e CEO da Dow.

A Mitsui se tornará parceira com participação de 50% na operação de cana-de-açúcar da Dow em Santa Vitória (MG). O escopo inicial da joint venture inclui a produção de etanol de cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo os tradicionais recursos fósseis.

Uma vez concluída, a Dow e a Mitsui terão a maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros a partir de etanol renovável derivado da cana-de-açúcar.

Segundo a Dow, os biopolímeros produzidos nessa unidade serão uma alternativa verde e substitutos para os mercados de embalagens flexíveis de alta performance, de produtos médicos e de higiene.

A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana-de-açúcar para etanol em Santa Vitória. A construção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2011.

Os detalhes financeiros não serão divulgados pelas empresas.

 

COMENTÁRIOS