Perfil da revista
 Magazine profile
 Profil de la revue
 Perfil de la revista

 

Nº 106 - Junho 08

Clique aqui para ver o índice desta edição


 


Almanaque

Fatos e curiosidades do mundo das marcas e das embalagens


Licores de especiarias que ganharam o mundo

A mais antiga destilaria do mundo foi fundada em 1575 em Amsterdã, Holanda,  pelo mercador Lucas Bols. As bebidas produzidas no pequeno estabelecimento eram feitas a partir de especiarias que chegavam em navios holandeses provenientes de várias partes do mundo. Utilizando ingredientes até então desconhecidos, Bols criou, entre outros, vários licores que tinham sabores totalmente novos, como cravo-da-índia, canela, baunilha, óleo de rosa, café e casca de curaçao, uma espécie de laranja muito ácida. Quando o último descendente direto de Lucas morreu, em 1816, a família vendeu a empresa, mas com a condição de que o nome Bols fosse mantido. As garrafas, que no início eram de porcelana, foram evoluindo e hoje, de vidro, têm formas modernas. Atualmente a Lucas Bols produz 35 bebidas e está presente em 110 países.

 

Há quase 80 anos regulando

O Regulador Xavier, preparado à base de extratos vegetais e plantas medicinais, foi desenvolvido em São Paulo pelo farmacêutico João Gomes Xavier. Registrado nos órgãos de saúde desde 1930, o fitoterápico é indicado para distúrbios da menstruação. Na época, os “males femininos” eram tratados com chás caseiros, que tinham as receitas passadas de mãe para filha, sempre em clima de mistério. O Regulador Xavier surgiu como um remédio moderno usado em duas versões: número 1 para excesso, número 2 para a escassez. Nas embalagens, os números sempre tiveram destaque, para evitar enganos na hora do consumo. O jingle do produto fazia sucesso: “1, 2... 1, 2... Regulador Xavier: o remédio de confiança da mulher”. Em 1957, a marca foi adquirida pelo Laboratório Hepacholan, que ainda comercializa as duas versões.

Confira o jingle gravado nos anos 1980:  

36 Regulador Xavier (anos 80)

 

Sepultado no tubo

Criador da embalagem da batata frita Pringles, da Procter & Gamble, o americano Fredric Baur morreu dia 4 de maio último, aos 89 anos de idade. Quando trabalhava no centro de pesquisa da empresa, em 1966, o engenheiro entrou com o pedido de patente para a técnica de empilhar as batatas fritas numa embalagem em forma de tubo, feita de papel cartão e folhas de alumínio. Ele tinha tanto orgulho de sua invenção que, manifestou o desejo de, ao morrer, ser sepultado dentro de um dos tubos que consagraram a marca. Foi cremado e suas cinzas colocadas numa embalagem de Pringles que foi enterrada no cemitério de Cincinnati, Ohio.







Ice South America

Ciclo de Conhecimento

Cliart

Markem-Imaje





Indemetal Gráficos