Perfil da revista
 Magazine profile
 Profil de la revue
 Perfil de la revista

 


 


Almanaque Nº 80

Abril de 2006


MY NAME IS BOCA...

Herói das peças publicitárias do Cepacol, o enxaguatório bucal da Sanofi-Aventis, o Bond Boca foi criado pelo publicitário Cláudio Sendim no início dos anos 80. Como o personagem deixa claro, Sendim o rascunhou tendo em mente Roger Moore, o ator britânico que à época personificava o agente secreto James Bond, o 007, no cinema. Os traços de Boca foram refinados pelo cartunista Spacca. Serginho Leite, o humorista, emprestava seu gogó ao herói nas animações, produzidas pela Briquet Filmes. Mais recentemente, Boca adquiriu ar menos formal, deixando o summer com lenço e a gravata borboleta no closet.

 

 

SERÁ COISA SECULAR?

Dizem que o xote deriva da polca escocesa, ou schotisch, uma popular dança de salão dos alemães. Curiosamente, atribui-se origem germânica também à xiboquinha, bebida que virou moda nos forrós de ultimamente. Seria uma receita do imigrante tedesco Hans Wolfgang Mehster popularizada em Itápolis, interior paulista, na década de 50. Os clientes do restaurante do qual Mehster era cozinheiro teriam aportuguesado o nome original do drinque,schepöken, por assonância, e deu no que deu. Há quem acredite que regar xotes com shots de xiboquinha pode ser tradição antiga, importada dos bailes alemães. Mas a versão oficial é que a bebida se apegou aos arrasta-pés na praia capixaba de Itaúnas, perto de onde era fabricada, já como Xiboquinha, marca registrada da Philadelphia, nos anos 90. Seguiu de lá para os forrobodós de todo o Brasil.

 

PESQUISAS PUSERAM GIZ NO TACO

Até o início do século passado era comum a aplicação de verbas de publicidade a esmo, valendo-se apenas de fé na tacada. Prestando serviços a indústrias como avaliador de especificações técnicas de produtos, o engenheiro americano Arthur C. Nielsen (ao lado) notou como esses tiros no escuro afligiam os executivos. Eureca. Ele encetou uma rotina de peregrinações a lojas em variados pontos de seu país, rastreando desempenhos de marcas, e passou a ofertar às indústrias um serviço até então inédito: pesquisas de mercado. Nielsen criou o conceito de market share e abriu, em 1923, uma empresa para explorar o filão das estatísticas de mercado, a ACNielsen. Foi um giz para as tacadas de marketing dali em diante.

 

VOCÊ SABIA?

A receita do café tipo cappuccino foi criada nos anos 1940, na Itália, a partir da mistura de pó de grãos nobres, leite vaporizado, açúcar e canela em pó. O nome se deveria à semelhança entre a cor da bebida e a da vestimenta dos monges capuchinhos, ou cappuccini em italiano (no singular, cappuccino).

A Cervejarias Kaiser Brasil, hoje Femsa Cerveja Brasil, foi a primeira cervejaria a estampar um número de atendimento ao consumidor em seus rótulos. Foi em 1992.







Ice South America

Ciclo de Conhecimento

Cliart

Markem-Imaje





Indemetal Gráficos