Perfil da revista
 Magazine profile
 Profil de la revue
 Perfil de la revista

 


 


Almanaque

Fatos e curiosidades sobre marcas e embalagens


Garrafas como tijolos

De férias no Caribe em 1963, o então dono da cervejaria Heineken, Alfred Heineken, notou que várias garrafas de cerveja eram descartadas na praia. Também percebeu a falta de materiais de construção a preços acessíveis, e teve a idéia de transformar garrafas de cerveja em tijolos. Heineken contratou o arquiteto holandês John Habraken para desenhar “um tijolo que pudesse armazenar cerveja”. O resultado foi a garrafa de cerveja quadrada, batizada de World Bottle (WoBo). A embalagem foi desenhada de forma a permitir encaixes entre as peças, afixadas com uma argamassa de cimento e silicone. Foram criados dois modelos (35cm e 50cm), para que os construtores utilizassem “meia garrafa” da mesma forma que utilizam meio tijolo quando necessário.

Foram produzidas cerca de 60 000 unidades, mas poucas foram usadas na construção civil. Um galpão na fazenda da Heineken em Noordwijk, na Holanda, e um muro no museu mantido pela Heineken em Amsterdã, capital holandesa, são as duas únicas estruturas onde o tijolo de vidro ainda pode ser visto.

 

E o coqueiro sumiu...

A Coqueiro, marca hoje pertencente à Pepsico, foi fundada em 1937 em São Gonçalo (RJ). Inicialmente, a empresa atuava apenas no ramo de sardinhas em conserva (em 1982, a Coqueiro passou a comercializar também atum). As latas de aço dos produtos tinham a imagem de um coqueiro, para reforçar a marca. Em 1958, o artista concretista Alexandre Wollner aplicou princípios construtivistas nas embalagens: a nova logomarca apresentava folhas do coqueiro feitas com uma sequência de círculos secionados e a sardinha era desenhada a partir de um triângulo e de um losango alongados.

Essas embalagens ficaram no mercado até 2000, quando o ícone do coqueiro desapareceu.

 

Vilões para rebeldes

Apostando na rebeldia dos pré-adolescentes, a Phebo lançou em 1980 a linha de produtos de higiene pessoal “Vilões da Disney”. Personagens das histórias em quadrinhos apareciam nas embalagens de produtos como Xampu da Madame Min, “para cabelos terríveis”; Creme rinse da Maga Patalógica, “para cabelos tentadores”; Creme dental João Bafo de Onça, “para acabar com o mau hálito”; Talco dos Irmãos Metralha; Desodorante do Dr. Estigma, “o inimigo número 1 da transpiração”; e sabonete do Urtigão, que continha “lírios do brejo”. Os vilões não se tornaram heróis de vendas, e os produtos ficaram pouco tempo no mercado.







Ice South America

Ciclo de Conhecimento

Cliart

Markem-Imaje





Indemetal Gráficos