Chega ao mercado a edição limitada do vinho Salton Septimum 2012

24/07/2017

Septimum

O exclusivo tinto Salton Septimum, uma homenagem aos sete irmãos da primeira geração, filhos de Antonio Domenico Salton, chega ao mercado em agosto com a safra de 2012 em segunda edição limitada – são apenas 6.798 garrafas, todas numeradas. O vinho é elaborado com uvas provenientes de seletos vinhedos de parceiros da Salton, localizados na Campanha e na Serra Gaúcha. O produto traz um novo assemblage composto pelas variedades Teroldego, Cabernet Sauvignon, Merlot, Marselan, Tannat, Petite Syrah e Cabernet Franc.

O Septimum surge da harmonia de um conjunto de processos precisos e cuidados, respeitando os tempos próprios de sua evolução. Isto se traduz em elevados padrões enológicos, através de um profundo respeito à matéria-prima, da fermentação em barricas de carvalho francês, do amadurecimento por doze meses em barricas novas de iguais características e, finalmente, do descanso em garrafa nas caves da vinícola.

Conforme o enólogo Gregório Salton, a tarefa mais desafiadora foi encontrar o melhor equilíbrio entre as castas. “Além de termos um cuidado minucioso em cada etapa da vinificação, a qual traz a singularidade da fermentação em barricas, nos desafiamos a permitir que cada casta aportasse sua característica única ao conjunto do Septimum, sem que nenhuma se sobressaísse”, conta Gregório.

De acordo com o enólogo, o Teroldego outorga vigor e complexidade aromática com suas notas balsâmicas; o Cabernet Sauvignon, com sua estrutura, confere aptidão para o estágio em barricas; o Merlot revela uma delicada estrutura em boca e delicados aromas de frutos vermelhos; o Marselan entrega jovialidade e frescor com aromas frutados; o Tannat, com peculiar rusticidade, aporta estrutura para a evolução; a Petite Syrah proporciona vivacidade graças à sua estrutura polifenólica; o Cabernet Franc desponta com sutis notas de especiarias e uma agradável estrutura de acidez. Todas essas características são integradas e equilibradas com as características do carvalho francês.

COMENTÁRIOS