Como será a Indústria 4.0 no setor de Alimentos e Bebidas?

04/05/2017

Informe publicitário

Maio

A Indústria 4.0 fará parte do cotidiano brasileiro em um futuro bem próximo. Os novos métodos de produção serão muito mais inteligentes e eficientes, com custos reduzidos, economia de energia, mais segurança, sem erros e desperdício.

Para o segmento de alimentos e bebidas, o maior benefício é a personalização e escala sem precedentes que ela propicia. De acordo com o consultor da Indústria 4.0, Paulo Roberto dos Santos, os atrativos desse novo ambiente para as empresas ainda é imensurável.

“No futuro, será o próprio consumidor que decidirá o que será produzido, determinando os rumos da indústria de alimentos e bebidas. Com a ajuda da Internet, ele poderá especificar receitas que atendam a sua necessidade. Os custos de produção serão os mesmos da fabricação em massa, mas garantirão uma experiência sem precedentes para o cliente”, explica.

Paulo Roberto ressalta, ainda, que as empresas podem se tornar mais competitivas ao investir no desenvolvimento tecnológico. “A introdução dessas tecnologias, que estão à disposição do mercado, será uma grande vantagem para a indústria nacional em relação à customização, já que é muito mais fácil atingir esse nível de personalização na produção local”, afirma.

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, exibirá, pela primeira vez no Brasil, um demonstrador da Indústria 4.0 para o segmento de Alimentos e Bebidas. Realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria, o demonstrador  promoverá uma inédita experiência para o visitante: acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.

“Os visitantes da Fispal Tecnologia terão a oportunidade de acompanhar de perto uma fábrica totalmente automatizada, que entregará um produto exclusivo, conforme sua preferência. É uma antecipação do futuro da indústria mundial, que está cada vez mais atenta às necessidades de seus clientes”, explica Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

O espaço também proporcionará uma viagem no tempo, desde a primeira Revolução Industrial, até o futuro da indústria, com a Manufatura Avançada (Indústria 4.0). Os visitantes também contarão com uma consultoria exclusiva dos profissionais do Instituto Mauá de Tecnologia, onde será possível interagir com sistemas para entender em que momento está a indústria de cada visitante (2.0 ou 3.0), bem como identificar quais são os passos para chegar à Indústria 4.0.

O pioneiro demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cobra Correntes, Dohler, Magnoflux e Sick.

Para visitar

O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.

O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira (www.fispaltecnologia.com.br).

COMENTÁRIOS