O futuro já chegou: Prepare-se para conhecer a Indústria 4.0

Informe publicitário

Ind 4.0

A Fispal Tecnologia apresentará o primeiro demonstrador de Manufatura Avançada para os setores de Alimentos e Bebidas

O termo Indústria 4.0, ou Manufatura Avançada, começou a ser difundido na Feira Hannover, na Alemanha, em 2011, por meio de um programa de estratégias do governo alemão. Trata-se da quarta fase da Revolução Industrial, que tem como proposta conectar máquinas, sistemas e pessoas ao processo produtivo, utilizando a tecnologia da “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), Big Data e conceitos de virtualização.

Seu principal objetivo é otimizar e modernizar as linhas de produção das indústrias, levando à redução de custos, maior personalização de produtos, utilização mais eficiente de recursos, menor margem de erro, controle de matérias-primas, além de uma logística de distribuição melhorada.

A primeira Revolução Industrial aconteceu no século 18 com o uso de máquinas a vapor. A segunda fase, no século 19, veio com o desenvolvimento da energia elétrica e da produção em massa. Em 1969, com a inserção dos computadores ao chão de fábrica, chegou-se à era da automação, baseada no uso da eletrônica e da Tecnologia da Informação.

Desde a criação do termo Indústria 4.0, em 2011, esta é uma fase de transição até a chegada da quarta Revolução Industrial. E para apresentar o que o futuro reserva, a Fispal Tecnologia contará com um demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas pela primeira vez no Brasil. Em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria, a feira promoverá uma inédita experiência para o visitante: uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

“Através de pesquisas realizadas nas últimas edições da Fispal Tecnologia, constatamos o interesse dos visitantes sobre o tema inovação, especialmente, as pequenas e médias indústrias, que correspondem a cerca de 95% do mercado brasileiro. Entendemos que é uma responsabilidade da Informa Exhibitions, como organizadora do evento, atender à expectativa do público; por isso fomos buscar parceiros para este inovador projeto”, declara Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

A 33ª edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas – será realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h. Este ano a feira acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, novo centro de exposições da capital paulista, que garante maior conforto aos visitantes. O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina promete se reafirmar como a principal mostra do segmento, trazendo uma série de inovações para os mais de 40 mil visitantes esperados para esta edição. São mais 400 expositores nacionais e internacionais, divididos em setores como, máquinas para embalagens, marcação e codificação, embalagem e processo, equipamentos e acessórios, automação e logística.

A programação conta ainda com o Fórum Fispal de Tecnologia, realizado sob a coordenação técnica do Ital (Instituto de tecnologia de alimentos), com apresentação de palestras, debates e cases dos maiores especialistas das indústrias de alimentos e bebidas do país.

Como visitar

A mostra é voltada para profissionais que atuam nas indústrias de alimentos, bebidas, química, farmacêutica, cosmética, laboratorial, de ingredientes e matéria prima, prestadores de serviço e fornecedores para as mesmas. Para visitar a Fispal Tecnologia, basta fazer o cadastro no site http://www.fispaltecnologia.com.br.

Patrocinadores Demonstrador

O pioneiro demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, SCHNEIDER ELETRIC e PERFOR; na categoria Ouro ALPHAQUIP, FURNAX, PHOENIX CONTACT, Rockwell Automotive, Siemens, Thermo Fisher  e TOTVS; categoria Prata Multivac e na categoria Bronze BECKHOFF, BONFIGLIOLI, BURKERT, COBRA CORRENTES, DOHLER e SICK.

COMENTÁRIOS