Embalagens do tira-manchas Qualitá são produzidas com plástico reciclado

Qualitá

O Grupo GPA (Pão de Açúcar) coloca no mercado novas embalagens do tira-manchas Qualitá produzidas com plástico reciclado, dentro do programa “Novo de Novo” da rede varejista. A produção das embalagens é feita em parceria com a Braskem, através da plataforma Wecycle, criada pela petroquímica para a valorização de resíduos plásticos na cadeia produtiva.

Veja também: embalagem do Tira-Manchas Qualitá recebe prêmio Grandes Cases de Embalagem

A iniciativa vai utilizar embalagens descartadas nas estações instaladas nos supermercados e hipermercados da rede GPA (Extra e Pão de Açúcar), que são doados para cooperativas parceiras do programa. Depois de separado, o plástico é enviado a uma recicladora (Wisewood), que produz a resina composta de 70% de material reciclado e de 30% de polietileno (PE) virgem. A resina é então transformada em potes. Todo o ciclo é auditado pelo Wecycle. As cooperativas agora fazem parte da rede ser+realizador, programa da Braskem que tem como objetivo aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, assim como desenvolver o trabalho de catadores e a profissionalização das cooperativas.

Todo o volume de tira-manchas Qualitá vendido no Brasil – cerca de 10 mil unidades por mês – terá embalagens fabricadas com a resina reciclada.

A parceria também representa um novo passo no programa “Novo de Novo” do GPA, que consegue reinserir no ciclo produtivo papéis e embalagens longa vida (parcerias com a Papirus e com a Tetra Pak) coletados nas estações das lojas Extra e Pão de Açúcar.

No total, serão recicladas anualmente, apenas com a parceria entre GPA e Braskem, 60 toneladas de plástico.

COMENTÁRIOS