Avery Dennison cria etiqueta com padrão global de RFID para pneus

A Avery Dennison e a Ferm RFID Solutions desenvolveram uma etiqueta universal para pneus, com a funcionalidade do RFID (identificação por radio frequência), que permite que paletes inteiros de pneus sejam lidos em uma única passagem pelo leitor.

Segundo Hans Eichenwald, gerente de produto Senior do Grupo de Materiais da Avery Dennison Europa, o novo produto gera benefícios para toda a cadeia de suprimentos, desde o controle de qualidade da produção, passando pela distribuição, armazenagem e PDV. “Essa tecnologia ajuda a agregar valor para os fabricantes, que podem rastrear o item de forma mais eficiente, durante toda a produção. Ela também beneficia os fornecedores logísticos que podem ler os paletes de uma só vez e os armazéns que precisam rastrear as datas de validade dos pneus.”

De acordo com Eichenwald, a etiqueta também garante forte apelo visual no ponto de venda. “Os materiais metalizados são muitas vezes usados em pneus por resistirem a manchas, contudo eles afetam, de forma negativa, a leitura do RFID. Nossas etiquetas brancas têm ótima aparência e forte impacto visual, não formam bolhas e não mancham”, ele garante.

A tecnologia de etiqueta RFID para pneus foi desenvolvida graças à parceria entre a Ferm RFID e o Grupo de Materiais da Avery Dennison Europa.

A etiqueta usa uma tecnologia de antena de cobre e é compatível com os padrões globais de RFID UHF EPC Classe 1 Gen 2, que facilitam o acesso a diferentes mercados. A distância de leitura do RFID é a mesma para pneus em carros, caminhões ou aeronaves e a leitura de paletes inteiros é rápida e fácil.

O co-fundador da Ferm RFID Solutions, Jos Uijlenbroek, explica que a etiqueta ajudará a resolver questões fundamentais para a indústria de pneus, como a ordem dos pedidos (primeiro a entrar, primeiro a sair) e o alinhamento entre o pedido do cliente e o carregamento dos caminhões. “Um grande armazém, com milhares de pneus, representa um desafio logístico enorme, especialmente se considerarmos a data de validade dos pneus. Podemos criar um rótulo customizado para cada cliente, rapidamente, e ajudar a gerenciar os sistemas de integração necessários para um controle online em um ambiente real de operação.”

A nova tecnologia de etiqueta RFID possibilita que até 150 pneus sejam lidos simultaneamente, a uma distância de 7 metros, com um desempenho mais confiável, com menos erros e com redução do desperdício de pneus. A antena também foi projetada para não ser desconectada do chip do RFID, garantindo maior durabilidade. O adesivo da Avery Dennison, com alta cobertura e sem sangria, garante uma conversão amigável e com resultados confiáveis para o processo de etiquetagem.

Avery2 (667 x 1000)

COMENTÁRIOS