Danone e Nestlé Waters anunciam desenvolvimento de garrafa PET 100% sustentável

danone-nestle-waters-lanzan-naturall-bottle

A Danone e a Nestlé Waters, as duas maiores empresas de água engarrafada do mundo, se juntaram à startup Origin Materials, com sede em Sacramento, Califórnia, para formar a NaturALL Bottle Alliance.

As empresas visam acelerar o desenvolvimento para lançar em escala comercial uma garrafa de PET fabricada com recursos 100% sustentáveis e renováveis. O projeto como matéria-prima utiliza biomassa derivada de papelão e serragem, a fim de não competir com a produção de alimentos para consumo humano ou animal.

Depois de identificar a abordagem exclusiva da Origin Materials separadamente, as duas empresas decidiram se unir para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. Danone e Nestlé Waters estão fornecendo expertise e equipes, além de apoio financeiro, para ajudar a Origin Materials a disponibilizar esta tecnologia para toda a indústria de alimentos e bebidas em tempo recorde. O P&D irá focar inicialmente em papelão, serragem e aparas de madeira, mas outros materiais de biomassa, tais como cascas de arroz, palha e resíduos agrícolas podem ser explorados.

“Nosso objetivo é estabelecer uma economia circular para envases mediante o fornecimento de materiais sustentáveis e a criação de uma segunda vida para o plástico”, afirmou Frederic Jouin, chefe depesquisa e desenvolvimento para materiais plásticos da Danone. “Acreditamos que os materiais fósseis tradicionais podem ser substituído por materiais com base biológica. Ao colaborar e unir nossa experiência e nossos recursos complementares, essa aliança pode avançar mais rapidamente no desenvolvimento do PET 100% renovável e reciclável em escala comercial”, concluiu o executivo.

A tecnologia atual no mercado permite a produção de PET com no máximo 30% de matéria-prima renovável em escala comercial. Com a parceria, a Origin Materials poderá ampliar a tecnologia, que já foi utilizada em escala piloto, com 80% de matéria-prima renovável.

A construção de uma planta teste começará em 2017 com o objetivo de produzir inicialmente cerca de 5 mil toneladas de PET com cerca de 60% de matéria-prima renovável. A NaturALL Bottle Alliance pretende desenvolver o processo de produção atingindo uma escala comercial de PET contendo pelo menos 75% de matéria-prima renovável em 2020, aumentando para 95% em 2022. O objetivo é continuar a realizar pesquisas a fim de atingir 100% de matéria-prima renovável.

Fonte: Nestlé USA

 

COMENTÁRIOS