Fispal Tecnologia cria projeto Indústria 4.0 para alimentos e bebidas

fispal_tecnologia

Em sua 33ª edição, a Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas – Fispal Tecnologia, realizada pela Informa Exhibitions entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, promete ser um marco para o segmento de A&B. Em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, com a MCK Automação e com a Zorfa Tec Consultoria, contará com a apresentação, em uma área de 300 m², de uma inédita experiência para o visitante, com uma linha de produção que vai resultar em um produto personalizável, demonstrando as tecnologias que serão aplicadas aos processos produtivos no ambiente da “Indústria 4.0”.

Conhecida como a quarta revolução industrial, baseada em informação e conectividade, através do conceito de “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), o conceito “Indústria 4.0” tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa. Indústria 4.0 é a aplicação mais eficiente dos recursos, proporcionando reduções de custos de manutenção, consumo de energia e insumos, e aumentando a produtividade.

“Através de pesquisas realizadas nas últimas edições da Fispal Tecnologia, constatamos o interesse dos visitantes sobre o tema inovação, especialmente as pequenas e médias indústrias, que correspondem a cerca de 95% do mercado brasileiro. Entendemos que é uma responsabilidade da Informa Exhibitions, como organizadora do evento, atender à expectativa do público; por isso fomos buscar parceiros para este inovador projeto”, declara Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

O evento de apresentação deste demonstrador da Indústria 4.0 para o segmento de A&B da Fispal Tecnologia aconteceu nesta semana, no São Paulo Expo, e contou com a presença de todos os parceiros envolvidos tecnicamente no projeto – professores Ari Costa e Carlos Cabral, do Instituto Mauá de Tecnologia, Marcio Antonio Daré, diretor técnico e comercial da MCK Automação Industrial, responsável pela integração do processo produtivo do projeto, e Paulo Roberto Santos, da Zorfa Tec, consultoria estratégica de automação da Indústria 4.0. Estiveram presentes também representantes das empresas expositoras da feira e potenciais parceiros no projeto para a demonstração efetiva da Indústria 4.0.

“Estamos vivendo o momento certo para a instalação da Indústria 4.0, por conta da perspectiva de retomada de crescimento do mercado, para fidelização de clientes e personalização do produto, de acordo com as exigências do consumidor. Agora é a vez da indústria mudar, pois o consumidor já está na era 4.0”, explica Paulo Roberto dos Santos, consultor em Inovação Tecnológica.

 

UMA NOVA FISPAL TECNOLOGIA

Depois de 32 anos, a feira tem novo endereço, sendo realizada pela primeira vez no São Paulo Expo, novo centro de exposições da cidade, com instalações modernas, climatização, com infraestrutura adequada e de bom nível, além de um edifício garagem de acesso fácil e estratégico.

A edição de 2017 da Fispal Tecnologia apresentará quatro novos projetos para surpreender os mais de 40 mil visitantes esperados. Começando pelo Fórum Fispal de Tecnologia, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), passando pelos “Lounge da Inovação”, em parceria com o Senai Barra Funda, e “Lounge da Embalagem”, em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, fechando com a apresentação da Indústria 4.0, que promete uma nova relação entre consumidor e indústrias.

Outra novidade desta edição é a setorização da feira, onde os produtos e serviços estão organizados por segmentos, otimizando a visita dos profissionais da indústria contribuindo para efetivação de negócios. Os setores estão divididos em: máquinas para embalagens, marcação e codificação, embalagem, processo, equipamentos e acessórios, logística e automação.

O novo formato reunirá empresários, executivos e profissionais de toda cadeia produtiva com os objetivos de realizar negócios, estreitar relacionamentos e ampliar networking.

COMENTÁRIOS