Ibema anuncia vencedores de concurso de gravura

O Prêmio Ibema Gravura, promovido há seis anos pela terceira maior produtora de papel cartão do país e um dos maiores players da América Latina, anunciou as 20 obras classificadas nesta sexta edição de realização. É o maior concurso do gênero promovido pela iniciativa privada no país e destina-se aos estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas do Brasil e do exterior

Neste ano foram 164 obras inscritas, 122 trabalhos enviados e 13 mil reais distribuídos entre os 10 primeiros lugares. As obras foram avaliadas por um júri composto por experts no assunto como a artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, pelo designer e professor coordenador da ESPM Fabio Mestriner, a artista e professora Rossana Guimarães, e pela artista e coordenadora do Museu da Gravura de Curitiba Juliana Leonor Kudlinski.

1º lugar

1º lugar

O primeiro colocado foi o artista Toni Cesar Graton, da UNESPAR – EMBAP com a obra “Fluxo Mental”. Segundo o estudante, o trabalho produzido para participar do concurso retrata o resultado de um pensamento que veio de uma pesquisa sobre a relação entre matéria e o pensamento (mente) e como são transformados. “Esta gravura em metal significa tudo o que aconteceu antes de mim para que eu possa saber o que eu sei hoje. A ideia é tratada como uma matéria a ser transformada”, detalha. Esta é a quinta vez que ele participa concurso, que para ele é uma oportunidade para promover o trabalho. “Quando você constrói uma obra de arte, o alcance que ela vai ter depende de quem a criou, é preciso fazer a mensagem chegar às outras pessoas”, explica.

2º lugar

2º lugar

O segundo lugar ficou para Karen Axelrud, do Curso de História da Arte Conversas Ilustradas, do Rio Grande do Sul, com a obra “DM 10”. A Gravura em metal produzida para o prêmio é continuação de uma série de 32 trabalhos que foram expostos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre. O desenho é feito com matrizes e se forma a partir do deslocamento das peças.

3º lugar

3º lugar

 

Já a terceira colocação ficou com Lucas Naganuma de Rezende, da Universidade de São Paulo, com a obra “Quatro Sois”. A gravura produzida com a técnica ponta seca mostra a paisagem de um lugar imaginário, onde não há dia nem noite.

Os trabalhos ficarão expostos no Museu da Gravura Cidade de Curitiba até 26 de fevereiro de 2017, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sábado e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Mostra 6º Prêmio Ibema Gravura

Quando: até 26 de fevereiro de 2017

Onde: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

Horário de visita: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo)

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS