Basf e HP fazem parceria para o desenvolvimento de materiais de impressão 3D

hp                            basf_logo

A Basf está se unindo à HP para oferecer novos materiais de impressão 3D por meio da plataforma aberta Multi Jet Fusion, da HP. A plataforma aberta permite que os clientes selecionem um fornecedor de materiais, como a Basf, e entrem em contato direto para desenvolver materiais para aplicações específicas de produção em 3D. A Basf e a HP estão agora estreitando a colaboração para acelerar o ciclo de aprendizagem sobre os requisitos e especificações necessárias para desenvolver materiais para produção em larga escala.

Para coordenar suas atividades de desenvolvimento do mercado de impressão em 3D e a estratégia de inovação, foi montada uma nova unidade de negócios na Basf New Business e criado um Centro de Aplicação de Tecnologia para impressão 3D em Heidelberg, na Alemanha. Este centro dedica-se ao desenvolvimento de soluções personalizadas de materiais e aplicações para clientes finais.

“A BASF traz um vasto conhecimento em materiais de produção em massa para a indústria de impressão 3D”, explica Tim Weber, diretor global de Materiais 3D e Aplicações Avançadas da HP. “Ao fazer parcerias com empresas que têm uma longa história no desenvolvimento de novos materiais com clientes na indústria de manufatura, queremos alterar a impressão 3D, que é feita em séries de pequenos lotes, para a produção industrial em larga escala”.

“Em colaboração com a HP, combinamos o nosso entendimento das necessidades dos clientes e aplicações, juntamente com a expertise em materiais”, afirma Dietmar Geiser, responsável pela estratégia de impressão 3D da BASF nos Novos Negócios da Basf. “A Plataforma Aberta da HP está direcionando o avanço de materiais para o uso industrial em grande escala da impressão 3D na produção e a Basf desempenhará um papel crucial no desenvolvimento desses materiais”.

A tecnologia Multi Jet Fusion da HP é semelhante à impressão 2D, em que uma cabeça de impressão aplica os agentes no formato desejado sobre um pó de polímero. Os agentes e o pó são então expostos à energia para permitir a fusão. Devido à condutividade térmica específica dos agentes, o pó de polímero derrete apenas nas áreas onde a cabeça de impressão aplicou o agente de fusão, não derretendo onde o agente de detalhamento foi aplicado. Este processo difere da sinterização a laser, amplamente utilizada, no qual o pó é aplicado e depois derretido gradativamente com um laser em movimento. Comparada com outras tecnologias de impressão 3D, a tecnologia Multi Jet Fusion da HP está preparada para acelerar em até dez vezes a produção em grande escala, reduzindo os custos pela metade.

Em geral, a Basf desenvolve vários materiais e formulações prontas para uso, englobando todas as tecnologias de impressão 3D estabelecidas para fabricação de peças de plástico, cerâmica ou metais. Uma demonstração das capacidades de desenvolvimento de materiais da BASF é o Ultrasint PA6 X028, lançado recentemente, que é uma poliamida 6 em pó para sinterização que proporciona maior estabilidade mecânica e maior resistência térmica quando comparado aos componentes fabricados com outras poliamidas atualmente utilizadas na indústria 3D. “Estamos trabalhando para desenvolver materiais duráveis que possam ser usados em automóveis, eletroeletrônicos, artigos esportivos ou materiais para a indústria de usinagem”, disse Geiser.

Comentários


menu
menu