Previsões do ColorForward 2018 da Clariant refletem estado de ânimo dos consumidores

 

clariant-logoA Clariant, empresa líder mundial em especialidades químicas, anunciou o lançamento do ColorForward 2018, a 12ª edição do guia anual de previsão de cores para a indústria de plásticos.

Como ocorre todos os anos, a equipe internacional do ColorForward se reuniu no último mês de setembro para analisar a fundo as atitudes dos consumidores e as prováveis preferências de cores para os próximos anos.

Todas as quatro tendências sociais mundiais identificadas refletiam um sentimento generalizado de tristeza, medo e desconfiança em relação ao mundo que conhecemos. Por trás disso, no entanto, está o que podemos chamar de “raio de esperança”. Um senso de resolução, de determinação para resistir e um otimismo cauteloso de que as pessoas podem fazer a diferença e que as coisas vão melhorar com o tempo. Esse estado melancólico fica evidente no fato de que todas as cores se mostram esmaecidas e um pouco cinza, mas, ao mesmo tempo, quentes, orgânicas e promissoras.

O conceito do ColorForward foi criado para ajudar os designers e gerentes de marcas a se anteciparem ─ com anos de antecedência ─ à maneira como as cores irão afetar os consumidores em um nível profundo e emocional. Atualmente, depois de doze anos de sucesso, essa excepcional ferramenta de design vem rapidamente ganhando credibilidade.

“Faremos a apresentação da previsão para 2018 na Heimtextil, em Frankfurt, em janeiro, e na Semana de Design de Estocolmo, em fevereiro; também fomos convidados a fazer uma palestra no prestigiado evento de design Fuse London, em outubro”, declarou Judith Van Vliet, Designer do ColorWorks e uma das líderes da equipe do ColorForward. “É pouco comum que a comunidade de design consulte uma empresa como a Clariant sobre tendências, e penso que isso é uma verdadeira demonstração do respeito que eles têm pelo nosso trabalho”.

A vantagem do ColorForward vem da sua visão global de longo prazo sobre tendências sociais, outras previsões, se concentram mais em reagir a tendências de curto prazo, explica van Vliet. A Clariant, no entanto, procura identificar as emoções mais profundamente que influenciam a maneira como os consumidores respondem as cores e por extensão, ao produto de um fabricante. Ela conclui: “Acredito que isso é o que diferencia o ColorForward de outras previsões e a razão pela qual estamos atraindo tanta atenção”.

O ColorForward 2018 foi completamente remodelado neste ano. Os materiais de apresentação ficaram mais simples e nítidos. Os criadores das previsões elegeram uma imagem única para cada um dos temas das quatro tendências e usaram facetas discretas de cada imagem para representar os diferentes elementos de cada tendência.

As cores das tendências são oferecidas em um catálogo impresso, junto com plaquetas de plástico moldadas, que permitem que os participantes não só vejam as cores, mas também as toquem e sintam ao segurar em diferentes iluminações e com fundos distintos.

 

As tendências e as cores do ColorForward 2018 incluem:

Newmorrow

O tema da tendência Newmorrow reflete uma espécie de espírito “yin-yang” entre os consumidores. Por um lado, eles acreditam que o “sistema” está corrompido e é incapaz de mudar as condições socioeconômicas que se tornaram intoleráveis. Também há, entretanto, a convicção de que a mudança ainda é possível… Não através do governo, mas por meio dos esforços de pessoas comuns e de pequenos grupos. As pessoas compreendem que essa mudança acontecerá lentamente, por isso, é necessário adotar um “pensamento de catedral”. Assim como foi necessário o trabalho de várias gerações para construir as grandes igrejas medievais da Europa, a tarefa de mudar e melhorar um sistema corrupto exige um forte empenho, uma visão de longo prazo e a crença de que o objetivo final será alcançado.

Não é de surpreender, portanto, que a paleta de cores Newmorrow inclua um verde acastanhado chamado Primordial Soup. A cor remete a referências ao esgoto e à morte e, por isso, algumas pessoas já chegaram a se referir a ela como “a cor mais feia do mundo”. No entanto, ela também nos faz lembrar do rico e verdejante substrato biológico que gerou a vida como a conhecemos.

LongitudeLatitudeAttitude

A insatisfação com as formas convencionais de viver também estão por trás do tema da tendência LongitudeLatitudeAttitude. Reconhecemos que há um número cada vez maior de seres humanos que estão abrindo mão de ter um endereço fixo. São os “novos nômades”. Muitos deles são artistas, músicos ou empreendedores criativos, mas o que eles realmente têm em comum é o desejo de um estilo de vida errante e minimalista, restringindo suas posses ao que consigam carregar com conveniência. Os cidadãos do Novo Mundo prezam pela flexibilidade de um estilo de vida que reflita sua paixão pela vida em constante movimento e que permita mergulharem em uma fusão de etnias e interesses.

As cores de LongitudeLatitudeAttitude são boêmias. Elas variam de um fúcsia purpúreo, chamado Nomadness, um amarelo quente quase alaranjado, chamado Kaleido tribe, a um azul acinzentado chamado Cirrus aviaticus, uma referência ao rastro de fumaça que os aviões a jato deixam no céus límpidos.

Through the mirror

Em algum lugar do caminho, muitos consumidores começaram a ter sensações desagradáveis relacionadas ao vazio de seus estilos de vida convencionais. Eles sentem que perderam o contato com seu “eu interior” ou, talvez, que nunca tenham prestado atenção ao “eu interior” quando seguem seus caminhos pela vida. O tema da tendência chamada Through the Mirror tenta capturar o sentido de “ennui”, que é o de se estar à deriva no mundo moderno, ao mesmo tempo em que se sabe que um despertar espiritual é possível.

A prática de त्राटक da ioga inspira a cor laranja perolada na paleta Through the Mirror. A pronúncia da frase em sânscrito é “trataka” e significa olhar fixamente para um ponto determinado, a fim de se concentrar na mente interior, apagar a percepção visual e distanciar-se do mundo exterior.

Nerdylicious

Fora do pessimismo que parece estar por trás das tendências descritas acima, surge a história de reconhecimento de um grupo de pessoas há muito tempo estereotipadas como um bando de desajeitados estranhos e excessivamente intelectuais: os “nerds”. O tema da tendência Nerdylicious vê que esses “crânios” são cada vez mais aceitos como inovadores em um mundo complexo, com uma curiosidade permanente e uma paixão por explorar novas ideias e enigmas intrincados.

Embora as cores de Nerdylicious sejam suaves e tênues como a maioria das cores dos outros grupos de tendências, elas também são as mais vivas e otimistas de toda a paleta de 2018. Por exemplo, Lightning Boot é um amarelo transparente, quase alaranjado, que lembra as luzes de LED de um painel de controle, enquanto Alberting out! é um branco ótico levemente sujo, uma homenagem ao maior nerd de todos: Albert Einstein. Lembra um dos jalecos que ficam encardidos após vários dias seguidos de 18 horas de trabalho.

 

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