Empresa canadense cria cápsula biodegradável de café

coffee-chaff%2c-brown-ring-and-purpod100Com a explosão de marcas que utilizam café em cápsulas – especialmente depois que caíram as patentes do Nespresso – e a crescente polêmica em relação à reciclagem dessas embalagens, confeccionadas em plástico ou alumínio, a empresa canadense Club Coffee desenvolveu uma alternativa sustentável: cápsulas biodegradáveis.

A base da PurPod100 é resíduo de café. As cascas retiradas no processo de torra dos grãos formam um bioplástico, que é utilizado na fabricação.

A cápsula é dividida em três partes (imagem ao lado): selo, feito de papel e outros materiais compostáveis, impresso com tinta purpod1orgânica; anel, feito de resinas de fontes renováveis e resíduos de café (bioplástico); e a malha, que armazena o pó, produzida também com resíduos de café e outras substâncias compostáveis.

A embalagem foi desenvolvida em parceria com os pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, e é certificada por organizações do Canadá e dos Estados Unidos. A empresa garante ser a única a oferecer cápsulas totalmente biodegradáveis no mundo.

Segundo o fabricante, a PurPod100 se decompõe na natureza em até 84 dias e pode ser utilizada em compostagem após o consumo, porque contém nutrientes benéficos às plantas (a própria borra de café é utilizada como fertilizante natural).

purpod100

unbranded-compostable-pods-1

 

COMENTÁRIOS