Fusão entre gráficas cria terceiro maior grupo fabricante de rótulos do mundo

Integrantes do conselho do novo grupo gráfico

Integrantes do conselho do novo grupo gráfico

Acaba de ser criado o terceiro maior grupo mundial de conversão de rótulos, com a fusão da Baumgarten, do Grupo Rako e da X-Label, agrupando mais de 3 mil funcionários e trinta plantas instaladas através do planeta, com um total de 180 linhas de impressão em banda estreita, com faturamento anual acima dos 500 milhões de dólares. A matriz do novo grupo será localizada em Witzhave, perto de Hamburgo, na Alemanha.

“Não se trata de uma incorporação, um grupo adquirindo outro”, esclarece Fernando Gabel, que será diretor geral da nova empresa para a América Latina. O executivo é atualmente diretor da Baumgarten, que tem plantas em sua sede, em Blumenau (SC), na Argentina e no México. “O que estamos fazendo é uma fusão completa, não apenas uma ação de colaboração mútua”, ele diz. “Compartilhamos a mesma visão e as mesmas ideias quanto ao futuro.”

A transação envolve o processo sucessório na família Baumgarten, que participará da direção da nova empresa na Europa, informa Ronaldo Baumgarten Junior. “Estou muito feliz com o futuro da Baumgarten, que tem 130 anos de história e está construindo um dos maiores grupos convertedores do mundo”.

A X-Label e a Rako são sediadas na Alemanha. A primeira é particularmente forte na Rússia e na Europa Oriental. A Rako, por sua vez, tornou-se um importante player na China, com duas plantas já em funcionamento e uma terceira em construção. A integração completa das três companhias deverá estender-se até o final de 2017.

O nome do novo grupo será anunciado no fechamento da operação, no final de outubro.

Mais detalhes serão apresentados na edição de outubro de EmbalagemMarca.

 

COMENTÁRIOS