UPM Raflatac e a Baumgarten realizam estudo sobre o impacto ambiental de rótulos

 

logo-upm-e1468349502353Para ajudar a entender a completa vida útil de seus produtos, desde a extração de matéria-prima à sua entrega ao cliente, a UPM Raflatac tem colaborado com a Baumgarten, líder de conversão no Brasil, na avaliação de ciclo de vida (ACV) de seus liners. As empresas adotaram voluntariamente esta orientação para avaliar e reduzir os impactos causados no ambiente. O estudo estará disponível ao público no Labelexpo Americas, em Chicago, de 13 a 15 de setembro.

A Baumgarten iniciou seus esforços em relação à ACV com estudos iniciais comparando os liners Glassine (destinados a aterros) e PET (reciclados) de um material produzido pela UPM Raflatac. Embora os Liners PET sejam derivados de substâncias petroquímicas, eles são mais fáceis de reciclar que os Liners Glassine no Brasil, reduzindo o desperdício e os custos. Além disso, convertedores e usuários finais podem alcançar maior produtividade utilizando Liners PET, já que eles são mais finos e podem resultar em mais rótulos por bobina e, assim, realizar menos trocas de materiais em máquina.

Ao utilizar os dados da vida útil de um rótulo da UPM Raflatac para ajudar a avaliar a mudança de liners Glassine para PET e aplicar essas informações para o consumo de 100.000 rótulos, a Baumgarten identificou uma redução em um terço do consumo de água (totalizando mais de 3000 ciclos de lavagem), redução de resíduos sólidos em 20% (o equivalente a resíduos diários gerados por quase 500 brasileiros) e diminuição em 15% na emissão de dióxido de carbono (aproximadamente a quantidade produzida em um vôo de curta duração), durante o ciclo de vida do produto.

“Nosso estudo ACV foi inteligente”, afirma Gabriela Neves Ferri, Gerente de R&D da Baumgarten. “Nós notamos que é realmente importante analisar as informações da UPM Raflatac sobre a vida útil do rótulo. Dessa forma, podemos criar uma visão geral do impacto ambiental de nossos produtos.” A Baumgarten já iniciou a segunda colaboração em ACV com a UPM Raflatac.

“A UPM Raflatac é líder ambiental, desde a adoção dos sistemas ISO e da ferramenta Label Life de ACV, até nossos estudos de cooperação sobre ACV com nossos clientes e usuários finais”, afirma Tyler Matusevich, Especialista em sustentabilidade da UPM Raflatac. “Ajudamos convertedores como a Baumgarten a capacitar seus clientes a fazer escolhas sustentáveis para beneficiar os negócios, o ambiente e os usuários finais.”

COMENTÁRIOS