Movimento visa remuneração para projetos de concorrência de empresas de design

16/08/2016

Concorrência Abedesign

A Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) realizará no próximo dia 24 de agosto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o lançamento do manifesto “Concorrência com Valor”. A iniciativa tem como objetivo discutir melhorias na relação entre as empresas de design e seus clientes.

O movimento teve início na França e visa estabelecer uma remuneração aos trabalhos desenvolvidos pelas empresas de design quando participam de processos concorrenciais para uma parceria de longo prazo.

Segundo a Abedesign, a concorrência é fundamental para a construção e aprimoramento do setor e deve promover um rito igualitário entre o design e o mercado, com critérios que garantam o bem comum. Um processo onde não só escritórios, agências, indústria e fornecedores saiam ganhando, mas um esforço compartilhado que reverta essencialmente em valor percebido para o consumidor, o cidadão e a sociedade.

De acordo com comunicado divulgado pela Associação, “um processo concorrencial envolve um compromisso mútuo entre o cliente e a empresa de design. Quando este processo acontece na dimensão do trabalho intelectual específico, proporcional à importância estratégica da solução, o custo financeiro é maior para as agências e escritórios, o que compromete o equilíbrio da relação. E, em outras palavras, caracteriza esforço remunerado”.

A Abedesign propõe aos seus associados e a seus clientes, adeptos do sistema de concorrência para a avaliação e escolha de seus parceiros de design, a remuneração dos trabalhos desenvolvidos especificamente para este fim, do exercício criativo à inteligência estratégica e em todas as etapas envolvidas.

“Nós, da Abedesign, acreditamos que a livre concorrência é positiva e fundamental para a construção, melhora e crescimento do setor e o respeito às diferenças individuais de seus associados. O sistema de remuneração é a única forma ética e justa de conferir profissionalismo, igualdade de condições e garantia de uma resposta efetiva para as empresas”, André Poppovic, presidente da entidade.

Serviço:
Data: 24 de agosto de 2016
Local: Rua Cláudio Soares, 72 – CJ 1610
São Paulo – SP
Mais informações e inscrições AQUI

COMENTÁRIOS