A valorização de marcas regionais por meio do design

Por Daniel Fernando Manoel*

Daniel Fernando Manoel é designer gráfico formado pela UNESP, iniciou sua carreira em 2006. Atuou em agência de comunicação, departamento de marketing e escritório de design. É sócio proprietário da DZ Design, agência que gera soluções para as áreas de embalagem, ponto de venda, identidade visual e comunicação

* Daniel Fernando Manoel é designer gráfico formado pela UNESP, iniciou sua carreira em 2006. Atuou em agência de comunicação, departamento de marketing e escritório de design.
É sócio proprietário da DZ Design, agência que gera soluções para as áreas de embalagem, ponto de venda, identidade visual e comunicação

 

Produtos regionais geralmente são fabricados por pequenas empresas, que podem se beneficiar do design para que seus produtos se tornem grandes aos olhos do consumidor. No ponto de venda, uma marca regional ou global tem o mesmo acesso ao consumidor, mas aquela que investe no design de embalagem tem mais condições de se destacar e despertar o desejo de compra.

Produtos regionais podem ter ingredientes diferenciados e qualidades únicas. Porém, é preciso que esses atributos sejam corretamente transmitidos e valorizados. Nesse sentido, a contratação de um bom serviço de design é fundamental, pois ele oferece estratégias que agregam valor e significado ao produto, transformando o que hoje é uma mercadoria, numa entidade mais atraente e desejada.

O investimento em design pode parecer alto, principalmente para as pequenas empresas, mas se considerarmos que mais de 90% dos produtos nas lojas não têm apoio de comunicação e dependem única e exclusivamente da embalagem para competir no mercado, esse investimento, a médio prazo, terá custo praticamente zero, pois seu preço já estará embutido no valor do produto final, que a essa altura já estará mais valorizado pelo ganho de apelo visual.

Design de embalagem é um serviço altamente especializado, com ótima relação custo-benefício, que pode ser incorporado ao cotidiano de qualquer empresa, seja ela regional ou global. De acordo com a CNI – Confederação Nacional das Indústrias, 75% das empresas que investiram em design de embalagem tiveram  aumentos em suas vendas, sendo que 41% dessas empresas também conseguiram reduzir os seus custos.

Por isso, é preciso que as marcas regionais criem uma cultura de investimento em design de embalagem e considerem esse valor em toda a cadeia produtiva. Com o investimento correto conseguirão diferenciar seus produtos em um ambiente cada vez mais competitivo, destacando seus principais atributos, agregando valor para vencer a barreira do preço. Com uma boa estratégia, as marcas regionais conseguirão se posicionar corretamente no mercado, gerando valores emocionais e criando fidelização à marca. Enfim, conseguirão despertar o desejo de compra, seja do consumidor ou do supermercadista.

Muitas marcas regionais têm excelentes produtos, mas não basta somente ter, é preciso mostrar que eles são excelentes!

Abaixo, alguns exemplos de produtos regionais, com embalagens criadas pela DZ Design.

Artes do Sabor Essencial Agua Nova Pane e Pasta

 

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