Braskem Labs anuncia projetos selecionados de sua segunda edição

 

Braskem Labs

O Braskem Labs, programa de incentivo a negócios voltados à sustentabilidade e à inovação, selecionou 12 projetos para serem capacitados pelo programa. Em sua segunda edição, a iniciativa recebeu 190 inscrições, crescimento de 19,5% em relação ao ano passado.

São soluções para diversos setores da economia, que foram escolhidas considerando a inovação da proposta, o modelo de negócio, impacto social, potencial de mercado e perfil empreendedor dos proponentes. As propostas foram criadas para o setor de plástico e química com foco no desenvolvimento de soluções socioambientais e também projetos que possam combater o mosquito Aedes aegypti. Os projetos selecionados são de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco.

A iniciativa é da Braskem, maior petroquímica das Américas, em parceria com a Endeavor, instituição sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. “Neste ano, encontramos projetos com um nível elevado de maturidade e desenvolvimento, o que nos motiva mais ainda a ajudar cada empreendedor a configurar seu modelo de negócio para alcançar voos ainda maiores”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

Durante os próximos quatro meses, os empreendedores receberão capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais para trabalhar em questões como modelo de negócio, finanças e gestão de equipe, de forma a encontrarem a melhor estratégia possível de acesso ao mercado. Os selecionados receberão o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de especialistas da Endeavor.

Ao final do programa, os selecionados poderão apresentar seus projetos, durante o Demo Day, para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado.

A seguir, os projetos selecionados

 

Amazonas

Projeto: Giulia

Descrição: Bracelete para comunicação de deficientes auditivo

Resumo: No campo das tecnologias assistivas, “Giulia” permite a deficientes auditivos se comunicarem, usando um bracelete com sensores que captam a linguagem de sinais. O equipamento conecta-se via bluetooth a um aplicativo para smartphones, que faz a “tradução” de Libras para texto e voz. A comunicação inversa também é possível. Quando o ouvinte fala no smartphone, o aplicativo traduz em texto ou desenho animado em Libras.

 

Pernambuco

Projeto: Epitrack

Descrição: Sistema de mapeamento de epidemias por crowdsourcing

Resumo: Plataforma de crowdsourcing para a área de saúde permite que usuários notifiquem sintomas de doenças, dentre elas zika vírus, dengue e chikungunya, fornecendo informações em tempo real para que autoridades de saúde entendam se há epidemia destas doenças.

 

Rio Grande do Sul

Projeto: Piipee

Descrição: Solução para economia de água na descarga da urina

Resumo: O Piipee é uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da descarga ao urinar, economizando em até 75% da água potável utilizada em vasos sanitários. Um dispositivo acoplado à bacia sanitária ou ao mictório, quando acionado, libera o Piipee, que atua nas características físico-químicas da urina removendo o odor, alterando a coloração e higienizando o vaso.

 

Santa Catarina

Projeto: Filamento Funcional

Descrição: Nanoencapsulamento para combate de mosquitos e diversos outros benefícios na área de saúde

Resumo: Filamento têxtil funcionalizado com nano e micro cápsulas que são inseridas no filamento de tecidos durante sua produção e dão aos usuários diversos benefícios, como hidratação, firmeza da pele, alívio de dores, repelência a mosquitos, refrescância, entre outros. O filamento funcional é resistente a lavagem e garante a liberação gradual e continua do produto inserido na cápsula.

Projeto: Epiome

Descrição: Sistema inteligente de monitoramento, diagnóstico e análise epidemiológica em larga escala  

Resumo: Plataforma de análise laboratorial, o Epiome utiliza sequenciamento de DNA em larga escala, em uma ampla área geográfica e em um grande número de amostras a um custo baixo. Os resultados da análise de DNA são integrados a um software que permite rastrear, identificar e analisar padrões de epidemias relacionados a doenças emergentes ou endêmicas.

 

São Paulo

Projeto: Protec

Descrição: Spray químico para combate a mosquitos Aedes aegypti

Resumo: Spray aerossol para tecidos e superfícies, o Protec protege contra insetos urbanos causadores de doenças como Aedes aegypti, ácaro, barata, traça, carrapato, piolho, formiga e pulga. O produto pode ser aplicado em qualquer tecido ou superfície e permanece por muitas lavagens.

Projeto: Confort Banho

Descrição: Material de banho para acamados sem transportá-los do leito

Resumo: O Confort Banho é um módulo inflável e portátil que permite que pacientes acamados e/ou em situação frágil de locomoção tomem banho ou façam higienização sem sair do leito, podendo ser usado em hospitais, casas de repouso, clinicas e homecare. O produto é feito em plástico PVC, 100% reciclável, de fácil manuseio, limpeza e armazenamento.

Projeto: Kit Livre

Descrição: Adaptação para cadeira de rodas virar triciclo

Resumo: Equipamento motorizado transformar qualquer cadeira de rodas em triciclo elétrico. O Kit Livre consegue resignificar o conceito da cadeira de rodas, oferecendo aos usuários mais autonomia, independência e liberdade em atividades do dia a dia e também a inclusão de cadeirantes no esporte radical.

Projeto: Noocity Ecologia Urbana

Descrição: Hortas urbanas que consegue economizar água

Resumo: Noocity são módulos para o plantio de hortas urbanas que consegue economizar 80% de água e dispensa rega por 3 semanas por conta de seu sistema de sub-irrigação integrado. Pode ser instalado em qualquer tipo de superfície e dispensa o uso de ferramentas, instalações elétricas e hidráulicas. Seu objetivo é trazer o cultivo de alimentos orgânicos em casa urbanas de forma simples e ecológica.

Projeto: Programa Vivenda

Descrição: Reformas habitacionais para a população de baixa renda

Resumo: Negócio social que realiza reformas habitacionais de menor complexidade para a população de baixa renda. O Programa Vivenda oferece um sistema integrado, que contempla o planejamento, a mão de obra, o material a ser utilizado na obra e a possibilidade de parcelar o pagamento em até 15 vezes, tornando o produto acessível ao público.

Projeto: Único Asfaltos

Descrição: Mistura asfáltica aplicada nas mais diversas condições climáticas

Resumo: A ÚNICO Asfaltos produz a primeira mistura asfáltica 100% brasileira, que pode ser aplicada nas mais diversas condições climáticas, como calor extremo, chuva e alta umidade. Com o benefício de ser instantânea, a massa não precisa de tempo de secagem, liberando a via imediatamente para passagem de veículos e pode ser armazenada por até 24 meses.

Projeto: Wise Waste

Descrição: Economia circular de resíduos

Resumo: O Wise Waste estimula a reutilização de embalagens flexíveis que não seriam utilizadas em processos de reciclagem. Para isto, criou-se uma cadeia de coleta, que treina cooperativas de catadores de lixo a identificar os materiais plásticos com valor comercial e a desenvolver um mecanismo de reciclagem específico. Isto resulta no aumento do conhecimento e renda dos cooperados e a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente.

COMENTÁRIOS