Dow Chemical e DuPont se fundem e criam companhia bilionária

 

DowDupont

A Dow Chemical e a DuPont, duas das maiores companhias químicas dos Estados Unidos, fecharam acordo para uma fusão de 130 bilhões de dólares, que será seguida por uma divisão em três empresas diferentes. Cada empresa ficará com metade do controle do grupo.

O anúncio foi hoje (11/12), e as duas empresas afirmaram esperar que a nova companhia, que levará o nome DowDuPont, gere economia de custos da ordem de 3 bilhões de dólares por ano, em um processo que deve envolver milhares de demissões.

As empresas acreditam que essas economias elevarão em 30 bilhões de dólares o valor de mercado do novo grupo. A fusão ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores de mercado nos Estados Unidos e em outros países.

A DowDuPont também deve manter duas sedes, em Midland, Michigan, atual sede da Dow, e Wilmington, Delaware, atual base da DuPont.

A cisão proposta para o grupo criaria três empresas com foco mais estreito: uma se concentraria em sementes e proteção a safras agrícolas; a segunda em materiais como plásticos e resinas; e a terceira em produtos químicos especializados.

COMENTÁRIOS