Prolata abrirá estação de descarte de latas de aço pós-consumo

O Prolata Reciclagem vai inaugurar seu primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) de latas de aço pós-consumo, em uma das lojas da rede de varejo de materiais de construção C&C, no próximo dia 6 de junho.

Os consumidores poderão entregar latas vazias de tintas e também de outros produtos, que serão classificadas, separadas e posteriormente enviadas para a siderúrgica parceira do projeto, que as reutilizará como matéria-prima em seu processo de produção de novas chapas de aço. Em breve, o PEV passará também a recolher e acondicionar as sobras de tintas imobiliárias eventualmente existentes nas embalagens. A recuperação e o reaproveitamento serão feitos em parceria com empresas especializadas.

“A implantação dos PEVs é parte de nosso trabalho voltado para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado. E está alinhada à proposta apresentada pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para o atendimento às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Thais Fagury, gerente-executiva do Prolata e da ABEAÇO.

Outros 12 PEVs deverão entrar em operação ainda neste ano, em diferentes pontos do País. O trabalho desenvolvido pelo Prolata faz parte de um planejamento mais amplo para estabelecer estruturas adequadas para lidar com as embalagens de aço pós-consumo e promover a sua reciclagem. Uma das ações bem sucedidas nessa área foi a criação do Centro Modelo Prolata Reciclagem, localizado no bairro de Pirituba, em São Paulo, que está em funcionamento há mais de um ano, com capacidade de recebimento de grande quantidade de sucata metálica. Mais recentemente, o programa Prolata expandiu seu alcance com a incorporação de 50 cooperativas de catadores, em 12 capitais brasileiras (as cidades-sede da Copa). Essas cooperativas recebem apoio técnico para desenvolver as suas atividades e treinamento em melhores práticas da atividade de coleta e armazenamento das embalagens de aço. Juntamente com as melhorias na operação das cooperativas, estão sendo buscadas formas de aumentar a renda obtida pelos seus membros, o que já vem acontecendo em função do acordo firmado com a siderúrgica Gerdau, que se compromete a comprar todo o aço coletado por elas por um valor acima do mercado.

 

SERVIÇO
PEV C&C Marginal Tietê
Horário de funcionamento: quartas, quintas, sábados e domingos, das 11h00 às 19h00
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 7207 (Marginal Tietê) – Barra Funda – São Paulo (SP)
Mais informações: www.prolata.com.br/

COMENTÁRIOS