GS1 Brasil lança nova versão do Gepir

A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil lançou uma nova versão do Gepir (sigla em inglês de Global Electronic Party Information Registry), que verifica a autenticidade dos códigos de barras dos produtos a partir de uma base de dados compartilhada mundialmente.

A ferramenta, além de indicar qual é a empresa proprietária do código de barras e apresentar dados como o CNPJ, nome e endereço da associada, também apresentará informações detalhadas de um produto, as quais podem conter descrição do item, marca e até mesmo um link para o site do produto ou do fabricante. Essa nova forma de pesquisa se integra com a ferramenta Cadastro Nacional de Produtos (CNP) da GS1, a partir da qual é possível obter as informações de um determinado produto.

O serviço é gratuito e está disponível na página da entidade. Basta realizar um cadastro para ter acesso, sem a necessidade de ser associado. “Essa ferramenta beneficia diretamente os mais de 57 mil associados no país, pois ajuda a retirar do mercado produtos contrabandeados e pirateados, que geram uma concorrência criminosa e desleal”, diz o presidente da GS1, João Carlos de Oliveira. Códigos de barra que não estão atribuídos a nenhum usuário e constam nos itens disponíveis no mercado podem indicar mercadorias falsas ou mesmo códigos piratas.

O Gepir também permite verificar dados de mercadorias fora das fronteiras do Brasil. O serviço possibilita examinar mais de um milhão de empresas em 100 países, graças à base de dados compartilhada. Só serão encontrados, na busca, produtos de associados da GS1, que são os responsáveis pela inclusão das características de cada produto cadastrado.

 

COMENTÁRIOS