Tetra Pak desenvolve embalagem para queijo frescal

A Tetra Pak desenvolveu uma embalagem para queijo frescal que aumenta o shelf life do produto para até 90 dias. As atuais embalagens – saquinhos flexíveis e potes de plástico – mantêm a vida de prateleira dos queijos frescos por cerca de 30 dias. Segundo a Tetra Pak, a embalagem cartonada para queijo frescal “traz uma série de benefícios à indústria, ao varejo e ao consumidor”. Além de oferecer até o triplo do prazo de validade, a solução garante maior segurança alimentar. Apesar de prolongar a vida de prateleira do queijo, a embalagem não é longa-vida: o produto precisa de refrigeração.

O diretor de marketing de processing da Tetra Pak, Pedro Gonçalves, explica que “atualmente a produção de queijo frescal no Brasil é em grande parte artesanal, demanda muita mão de obra, com elevadas perdas”. Além disso, diz ele há dificuldades logísticas do transporte e da pouca diferenciação entre os produtos. “O processo produtivo do queijo em caixinha proporciona total controle e padronização do peso e do formato dos produtos, flexibilidade dos tipos e das receitas, ganho de escala, além de um rendimento até 25% maior, com o aproveitamento máximo dos sólidos do leite”, afirma Gonçalves.

O sistema de produção do queijo, desenvolvido na planta piloto da Tetra Pak no Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), em Campinas (SP), é diferente da produção tradicional: o leite recebe o coalho para formar o queijo somente quando já está sendo envasado. Isso proporciona uma redução de 85% na utilização do coalho. Dependendo da configuração produtiva, o processo ainda tem a vantagem de utilizar até 90% menos mão de obra, já que a produção não permite nenhum contato manual, o que também aumenta a segurança do alimento.

A Tetra Pak possui vários clientes ao redor do mundo que acondicionam queijos em embalagens cartonadas (abaixo, algumas fotos). Um dos cases de maior sucesso, segundo a companhia é do Egito, onde até o final dos anos 80, grande parte do volume era comercializado a granel. Hoje são consumidos 260 mil toneladas de queijo branco por ano, sendo que 72% deste total em embalagens da Tetra Pak.

As embalagens têm volumes que variam de 70 gramas a 1 quilo. As embalagens ainda não são utilizadas por nenhuma indústria no Brasil.

Tetra1Tetra2Tetra3Tetra4

COMENTÁRIOS