Ibema abre inscrições para Prêmio de Gravura

Ibema gravura

Estão abertas as inscrições do 4º Prêmio Ibema Gravura. Estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país podem registrar as suas obras até o dia 19 de setembro. Com o objetivo de incentivar as artes gráficas e despertar o interesse dos jovens artistas para esta linguagem, o Prêmio Ibema Gravura, idealizado pela Ibema, busca tornar mais acessíveis as obras em gravura.

O prêmio é o único no Brasil patrocinado pela iniciativa privada voltado para a linguagem da gravura. A premiação dará maior visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras, analisadas pelo júri. Segundo a artista plástica especializada em gravura e uma das juradas Uiara Bartira, um prêmio como esse é um incentivo à arte. “Esta é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e, com isso, conseguir visibilidade nacional por meio da utilização desta linguagem, considerada por muitos intensa e que provoca a busca do conhecimento interior do artista. A pessoa que domina a técnica da gravura, acelera o seu processo de desenvolvimento em Arte. Apesar da sua aparente simplicidade, a gravura é complexa, considerada a orquestra sinfônica das artes plásticas”, diz Uiara.

Para Nei Senter Marins, presidente da Ibema, “a função de uma empresa vai muito além do seu negócio. Por isso, buscamos contribuir com o setor gráfico por meio da valorização dos talentos. O Prêmio Ibema Gravura busca chamar atenção de escolas e estudantes para as artes gráficas e visuais”.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Prêmio. Depois da inscrição direta no site do prêmio, os participantes terão até às 18h do dia 19 de setembro para enviar as suas gravuras pelos Correios ou entregar pessoalmente na Ibema em Araucária, Paraná. No dia 3 de outubro, o júri de especialistas composto por Uiara Bartira, Fabio Mestriner, designer e professor da ESPM, e Sérgio Rossi, especialista em artes gráficas, se reunirá na capital paranaense para escolher as 20 melhores obras.

As quatro melhores obras receberão prêmios em dinheiro e do 11º ao 20º lugares, os artistas receberão menções honrosas. A premiação será no dia 31 de outubro, em Curitiba.

COMENTÁRIOS