Inscrições para o Prêmio Design Catarina 2014 vão até o dia 19

13/05/2014

Catarina

As inscrições para o Prêmio D. Catarina 2014, promovido pelo Centro de Design Catarina e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foram prorrogadas até 19 de maio. Empresas do Estado poderão inscrever produtos lançados a partir de 2012 para concorrer ao troféu e certificado que serão entregues aos destaques da disputa em 12 categorias.

A premiação dos vencedores será entregue no dia 11 de junho, em Itajaí, em evento na Casa Cor SC, parceira da iniciativa. “Queremos estimular que as pessoas desenvolvam uma nova forma de ver o design como ferramenta importante de criação de produtos que beneficiam o consumidor”, diz Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina e coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. “Ao mesmo tempo, ao darmos visibilidade aos produtos vencedores, vamos valorizar o design catarinense e estimular que as indústrias invistam cada vez mais nesse diferencial”.

Cinco critérios foram pré-definidos e devem ser atendidos pelos produtos participantes: ter aplicação do design no desenvolvimento e sistemas; possuir características de inovação; atender uma necessidade explicitada pelo consumidor; refletir um novo comportamento do usuário e utilizar novas tecnologias no aperfeiçoamento de uso ou fabricação do produto.

A inscrição é efetivada com o preenchimento da ficha disponível na internet (www.scdesign.org.br, www.fiesc.com.br  ou www.casacorsc.com.br) e apresentação de audiovisual que deverá demonstrar os seguintes tópicos relacionados ao produto: a justificativa da solução, o desenvolvimento da ideia, as imagens do produto e do processo produtivo e de fabricação, formas de utilização por um usuário (fictício ou não), e a indicação da comunicação do produto com o público (embalagem e ponto de venda). Tanto a ficha quanto o link para a apresentação audiovisual devem ser enviados para o e-mail premiod.catarina@scdesign.org.br até o dia 19 de maio.

A definição dos vencedores se dará em duas etapas. Na primeira, serão avaliados os vídeos e selecionados produtos que deverão ser enviados pelos fabricantes para nova análise – dessa vez física. A comissão julgadora terá designers renomados e representantes da imprensa. Os produtos vencedores terão ampla divulgação em catálogos e outros materiais.

Mais informações:

http://www.scdesign.org.br/premiod.catarina.html

COMENTÁRIOS