Anunciados os vencedores do Prêmio DuPont de Embalagens

Todos

A DuPont apresentou nesta quinta-feira (15) os 16 vencedores da 26ª edição do Prêmio DuPont de Inovação em Embalagens. Os vencedores foram reconhecidos pela excelência das embalagens.

Nessa edição, o prêmio registrou cerca de 200 inscrições de 31 países, o segundo maior número de candidatos e o mais amplo alcance na história de 26 anos da premiação.

A Unilever do Reino Unido recebeu o prêmio Diamante por sua linha de desodorantes compactos.  O painel internacional de jurados reconheceu a Unilever pela excelência nos três critérios do prêmio: Avanço Tecnológico, Embalagens Responsáveis e Melhor Experiência para o Usuário. Os novos frascos da Unilever contêm a mesma quantidade de produto em uma embalagem com a metade do tamanho original. Embalagens menores atendem às exigências das companhias aéreas para bagagem de mão, permitem que os varejistas estoquem mais produtos no mesmo espaço da prateleira e reduzem significativamente os custos de transporte.

Além do prêmio Diamante, o júri independente escolheu cinco vencedores Ouro e 10 vencedores Prata representando 11 países.  Os premiados na categoria Ouro demonstraram excelência em dois dos critérios, enquanto os do grupo Prata mostraram excelentes resultados em um critério. Entre os vencedores na categoria Prata está a brasileira Fugini. O stand-up pouch da Fugini, produzido pela Bemis, é a primeira embalagem comercial flexível e esterilizável na indústria de alimentos brasileira.

“O Prêmio DuPont de Inovação em Embalagens continua celebrando a inovação e estimulando a colaboração”, disse William J. Harvey, presidente da DuPont Packaging & Industrial Polymers.

“Os vencedores do Prêmio DuPont de Inovação em Embalagens demonstraram o que há de melhor em soluções inovadoras”, afirma Yasmin Siddiqi, líder do programa DuPont Packaging Awards.

Veja abaixo, as embalagens vencedoras:

DIAMANTE
Frascos compactos de desodorante contêm a mesma quantidade em embalagens menores (Unilever – Reino Unido)

Diamante Unilever

Os frascos compactos de desodorante da Unilever beneficiam os consumidores, o ambiente e os varejistas. Os frascos menores – que contêm a mesma quantidade de produto e oferecem aos consumidores a mesma proteção que a versão anterior – marcam a primeira iniciativa de redução das dimensões da embalagem para desodorante aerossol desde que foi lançado na década de 1960. Esses recipientes possuem um sistema pulverizador que passou por reengenharia para usar uma quantidade reduzida de propelentes e liberar a mesma quantidade de desodorante em cada borrifada. A redução dos propelentes poderia resultar em maior obstrução ou pior desempenho. No entanto, o novo sistema de pulverização permite que frascos menores funcionem bem e durem tanto quanto o modelo anterior, mas com menor impacto ambiental. A embalagem compacta é conveniente e fácil de transportar para qualquer lugar. O novo tamanho (75 ml) atende às normas dos aeroportos e permite levar o desodorante dentro de aviões. Mesmo contendo igual quantidade do produto, os frascos compactos agora podem ser carregados nas bagagens de mão. O novo sistema de pulverização também oferece uma borrifada suave, aumentando ainda mais o apelo ao consumidor.
Os frascos também são ambientalmente mais responsáveis. Eles usam, em média, 25% menos alumínio e 50% menos gás por recipiente. A embalagem menor também reduz as demandas de transporte por toda a cadeia de abastecimento – podem ser armazenadas até 53% mais unidades por palete, o que exige até 35% menos caminhões de entrega na estrada. O número de frascos que podem ser colocados nas prateleiras pode aumentar até 45%. O projeto venceu nos critérios “Avanço Tecnológico”, “Embalagens Responsáveis” e “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

OURO
Sachê de papelão permite preparar massa fresca em minutos (VerDeSoft – Design e tecnologia da embalagem – Alemanha; Colaboradores: Frizle AG; ALB-GOLD Teigwaren GmbH; Martin Spiegel Kartonagenfabrik GmbH & Co. KG – Alemanha)

Ouro Sachê

Cozinhar massa fresca em minutos agora é possível com o sachê de papelão da VerDeSoft contendo macarrão em estado semifluido. Os consumidores podem preparar a pasta rasgando o rótulo no fundo da embalagem e espremendo a massa em uma panela com água fervente. Um ou dois minutos depois, a massa fresca pode ser servida. O papelão garante a estabilidade necessária para resistir à pressão quando se espreme a massa através dos cortes dosadores. Uma camada interna de filme age como barreira e é selada ao sachê. Essa abordagem holística para integrar a embalagem e o produto proporciona uma experiência única ao usuário, permitindo a qualquer pessoa cozinhar massa fresca sem bagunçar a cozinha. O projeto venceu nos critérios “Avanço Tecnológico” e “Melhor Experiência para o Usuário”.

OURO
Tampa inteligente reduz desperdício do produto com um dosador de pressão simples (P&G – Bélgica, Bruxelas, Cingapura e Suíça; Colaboradores: P&G Fabric & Home Care Center – Bélgica, Cingapura, Suíça e Estados Unidos)

Ouro Tampa

As garrafas de produtos de limpeza da P&G apresentam uma tampa dosadora inteligente e inovadora (auto-stop) com o menor sistema de dosagem do mercado global. A tampa usa um mecanismo temporizador ativado por um apertão na garrafa, que dispensa o produto e, ao mesmo tempo, move um pequeno pistão que interrompe o fluxo de acordo com a dose prescrita. Essa dose foi adaptada pela P&G em todas as linhas de produtos e varia entre 5ml e 50ml com precisão muito elevada. A tampa é composta de quatro partes de plástico e pode ser fabricada a um custo muito baixo. Grande parte dos sistemas de dosagens do mercado é maior, mais custosa e feita de vários materiais.
A tampa inteligente garante mais controle e melhor utilização do produto de limpeza. Os consumidores sempre contarão com a mesma quantidade do líquido de limpeza predeterminada. Anteriormente, o líquido era derramando diretamente da garrafa sem uma medida certa ou se usava uma tampa de dosagem sem controle que muitas vezes desperdiçava produto. O projeto venceu nos critérios “Avanço Tecnológico” e “Melhor Experiência para o Usuário”.

OURO
Tecnologia inovadora imprime diretamente em recipientes rígidos (Plastipak Packaging, Inc. – Estados Unidos)

Ouro Impressão

A Direct Object Printing da Plastipak é uma solução inovadora para impressão direta em embalagens. A tecnologia elimina a necessidade de uso de substratos para etiquetas, reduzindo o volume de rótulos e colas enviado para aterros e centros de reciclagem, além de simplificar a cadeia de abastecimento. Esse processo ambientalmente responsável permite a impressão sob demanda com recursos ilimitados de design gráfico. Os produtos chegam mais rapidamente ao mercado porque não é necessário utilizar chapas e cilindros de impressão. Os processos de manufatura ficam mais flexíveis, pois o sistema pode imprimir em diferentes formas e tamanhos de recipientes e até mesmo imprimir no ombro de qualquer recipiente plástico ou painéis gráficos completos.
O impacto ambiental associado à fabricação e ao transporte dos rótulos, colas e componentes de matéria-prima é evitado. Além disso, a tinta UV utilizada na impressão é ambientalmente responsável, sem compostos orgânicos voláteis. O projeto venceu nos critérios “Avanço Tecnológico” e “Embalagens Responsáveis.

OURO
Sachês separados para marinadas simplificam a preparação na cozinha (Amcor Flexibles – Huizhou, China e Cingapura; Colaboradores: Nestlé Australia Limited – MAGGI  Stir-fry Creations)

Ouro saches separados

Consumidores podem preparar refeições em casa usando duas misturas separadas e agregadas em diferentes momentos da preparação usando o sachê plástico da Amcor Flexibles. O pouch contém duas bolsas separadas que são unidas por uma linha pontilhada fácil de rasgar. Feito por um molde inteligente na máquina de manufatura de sacos, o avanço tecnológico reside na separação limpa e simples das duas bolsas. A embalagem permite que os consumidores reduzam a complexidade inerente ao uso de muitos ingredientes ao longo de uma série de passos, sem deixar de criar um autêntico sabor. A solução de dois sachês da Amcor Flexibles possibilita diferenciar a marca e satisfazer o anseio do consumidor por uma experiência mais aventureira na cozinha com uma embalagem simples, fácil de usar e conveniente. O projeto venceu nos critérios “Avanço Tecnológico” e “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

OURO
Sachê com filme leva leite de longa duração para Índia (Parakh Agro Industries, Ltd. – Índia; Colaboradores: Elecster – Finlândia e ISF Industries – Índia)

Ouro sach~e filme

Pela primeira vez na Índia, o leite UHT (UltraHigh Temperature) é acondicionado em um sachê flexível que tem validade de 90 dias na prateleira. O saco para leite UHT da Parakh Agro Industries usa um filme com cinco camadas de EVOH feito com resina adesiva de coextrusão DuPont Bynel 4109. Não é necessária a refrigeração até que ele seja aberto, e não há necessidade de ferver o leite antes do consumo. O leite é esterilizado em alta temperatura e embalado em condições assépticas, processos que possibilitam a proteção do produto. O custo da embalagem unitária por litro é significativamente menor do que a embalagem asséptica tradicional. O fato de o pacote não exigir refrigeração também resulta em redução de custos.
A tecnologia UHT Milk da Elecster (Finlândia) aprimora a experiência do usuário ao fornecer leite para uma grande população que, caso contrário, não teria acesso ao produto. Além disso, a validade de prateleira mais longa garante uma vantagem aos consumidores na Índia que não contam com sistemas de refrigeração. O projeto venceu nos critérios “Embalagens Responsáveis” e “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

PRATA
Garrafa verde para água é feita de 100% material reciclado (Ice River Springs Water Company, Inc. – Estados Unidos)

Prata água PET

A Ice River Springs Water é a única empresa de bebidas na América do Norte que coleta e processa embalagens de polietileno tereftalato (PET) e as transforma em PET de grau alimentício para produzir suas próprias garrafas de água. Tanto embalagens de PET verdes quanto claras são recolhidas e recicladas pela Ice River Springs. Tradicionalmente, o material verde era “rebaixado” para aplicações de cintas ou acabava em aterros sanitários. Com a inovação da garrafa PET 100% reciclada Arrowhead de 15 litros, a Ice River Springs agora pode recuperar e reutilizar impressionantes 100% das embalagens PET verdes que a empresa coleta por meio do sistema de ciclo fechado em sua própria fábrica de reciclagem de plásticos.
Como resultado dos métodos exclusivos de processamento e conversão do PET reciclado, a Ice River Springs reduziu o consumo de energia relacionado à matéria-prima em até 84% e as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à matéria-prima em até 78%, quando comparados com o uso de PET virgem. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

 

PRATA
Potes de mel mostram como ser mais responsável (Betamiel – Marrocos)

Prata pote mel

Inspirado no ambiente natural do mel, a Betamiel criou potes feitos de resíduos de cera de abelha de cultivo encontrados nos locais de produção de mel. Esse resistente pote de mel natural oferece elevados níveis de proteção para o conteúdo durante sua vida útil e pode ser usado de diversas maneiras depois que o mel acabar. Os potes da Betamiel servem como inspiração para que as pessoas usem material residual para criar embalagens. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

PRATA
Sachês esterilizáveis transformam a indústria alimentícia na América Latina (Bemis – Brasil)

Prata Fugini

O sachê da Fugini é a primeira embalagem comercial flexível e esterilizável na indústria de alimentos brasileira. O sachê stand-up da Bemis oferece nível elevado de proteção ao produto, assegurando a mesma qualidade e sendo mais simples de manusear, mais fácil de abrir e mais rápido de aquecer. Em uma indústria que já foi dependente de latas rígidas para manter a qualidade do produto, esse sachê flexível representa uma grande mudança capaz de garantir mais segurança e conveniência para o usuário. Projeto venceu no critério “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

PRATA
Infini estabelece novo padrão de peso para garrafas (Nampak Plastics, Reino Unido)

Prata infini

As garrafas de plástico têm sido tipicamente leves pelo simples fato de usarem menos material. No entanto, há um limite de espessura para que as paredes dos recipientes continuem resistentes. A Nampak Plastics desenvolveu a Infini que é uma linha leve e inovadora de garrafas para leite feitas de polietileno de alta densidade (HDPE), com mais de 500 milhões de unidades vendidas para a indústria de laticínios do Reino Unido. O projeto resultou na garrafa mais leve do mundo, com 4 pints (2,27 litros) de capacidade e 32 gramas, que contém até 20% menos material e até 30% de HDPE reciclado. A Nampak é a principal fornecedora de garrafas HDPE para as indústrias de laticínios e sucos que, usando a Infini como garrafa de preferência, pode poupar à indústria de embalagens de leite do Reino Unido 30.000 toneladas de resina por ano e reduzir ainda mais o impacto ambiental em até 30% com HDPE reciclado. A Infini também será fabricada sob licença nos mercados da Austrália e Nova Zelândia em 2014, e estão em curso negociações com parceiros de licenciamento nos mercados dos Estados Unidos, Europa, Ásia e África para aplicação em embalagens de produtos lácteos e não lácteos. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

 

PRATA
Saco para sanduíche de micro-ondas mantém o pão úmido durante o aquecimento (Curwood – Estados Unidos; Colaborador: Hillshire Brands – Estados Unidos)

O pacote horizontal Hillshire Brands Heat Fresh para formar-preencher-fechar mantém o pão macio e úmido, enquanto o restante do sanduíche é aquecido uniforme e completamente no pacote original. A Curwood combinou duas tecnologias proprietárias de uma forma única para controlar a umidade, o calor e a pressão no pacote durante o aquecimento no forno de micro-ondas. O pacote é composto de um laminado de filme não tecido com propriedades de absorção de umidade na base e um filme de formação à base em nylon com propriedades exclusivas de controle de umidade na parte superior. As duas membranas criam essencialmente uma "cúpula de vapor" com umidade controlada que permite o uso eficiente do vapor e a absorção do excesso. Durante o aquecimento, a umidade criada pelo ciclo de calor sobe para a parte superior do pacote, percorre as laterais e é absorvida pelo filme de não formação, eliminando os problemas com pão empapado e sabor alterado. Ao mesmo tempo, a pressão criada dentro do pacote leva calor para o centro para aquecer de forma controlada carne, queijo e outros componentes do sanduíche. O projeto venceu no critério “Avanço Tecnológico”.

A embalagem horizontal Hillshire Brands Heat Fresh para formar-preencher-fechar (form-fill-seal)mantém o pão macio e úmido, enquanto o restante do sanduíche é aquecido uniformemente na embalagem original. A Curwood combinou duas tecnologias proprietárias de uma forma única para controlar a umidade, o calor e a pressão no pacote durante o aquecimento no forno de micro-ondas. A embalagem é composta por um laminado de filme não tecido com propriedades de absorção de umidade na base e por um filme de formação à base de nylon com propriedades exclusivas de controle de umidade na parte superior. As duas membranas criam essencialmente uma “cúpula de vapor” com umidade controlada que permite o uso eficiente do vapor e a absorção do excesso.
Durante o aquecimento, a umidade criada pelo ciclo de calor sobe para a parte superior da embalagem, percorre as laterais e é absorvida pelo filme de não formação, eliminando os problemas com pão empapado e sabor alterado. Ao mesmo tempo, a pressão criada dentro do pacote leva calor para o centro para aquecer de forma controlada carne, queijo e outros componentes do sanduíche. O projeto venceu no critério “Avanço Tecnológico”.

 

PRATA
Embalagem de amendoim combina funcionalidades de rigidez com economia proporcionada pela flexibilidade (Clear Lam Packaging, Inc. – Estados Unidos; Colaboradores: John B. Sanfilippo and Son, Inc. – Estados Unidos; Spear Systems  – Estados Unidos)

O pacote PrimaPak é uma "caixa pop-up" flexível que pode ser fechada depois de aberta, feita de um único rolo de película flexível e reforçada por um rótulo exterior que adiciona rigidez e resistência vertical. A Clear Lam Packaging combinou todos os componentes do pacote acabado em um rolo de filme, eliminando a necessidade de bases pré-formadas, tampas, rótulos e fitas protetoras usados na montagem das volumosas embalagens rígidas de hoje. O pacote PrimaPak elimina milhões de quilos em resíduos de embalagens em comparação com as versões rígidas. O pacote empilhável permite a melhor utilização das prateleiras em até 30% quando comparado com as latas arredondadas compostas ou frascos de polietileno tereftalato (PET). A embalagem Pacote PrimaPak™ também permite economia de combustível durante o transporte, reduz os espaços usados nos armazéns e diminui as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de abastecimento. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

A embalagem PrimaPak é uma “caixa pop-up” flexível que pode ser fechada depois de aberta, feita de um único rolo de película flexível e reforçada por um rótulo exterior que adiciona rigidez e resistência vertical. A Clear Lam Packaging combinou todos os componentes da embalagem acabada em um rolo de filme, eliminando a necessidade de bases pré-formadas, tampas, rótulos e fitas protetoras usados na montagem das volumosas embalagens rígidas.
A embalagem elimina resíduos de embalagens em comparação com as versões rígidas. O pacote empilhável permite a melhor utilização das prateleiras em até 30% quando comparado com as latas arredondadas compostas ou frascos de polietileno tereftalato (PET). A embalagem PrimaPak também permite economia de combustível durante o transporte, reduz os espaços usados nos armazéns e diminui as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de abastecimento. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

 

PRATA
Embalagem para frango assado minimiza riscos de segurança e maximiza a conveniência para o consumidor (FFP Packaging Solutions Ltd. – Reino Unido; Colaboradores: Faccenda, ASDA e ULMA spa – Reino Unido)

Muitos consumidores desconhecem a melhor maneira de manusear carne crua, como demonstrado pelo grande volume de informações sobre segurança relacionada à carne patrocinado pelo governo. A FFP Packaging Solutions desenvolveu uma embalagem para frango assado que resolve esse problema. Um grande envoltório de poliéster selado termicamente permite que todo o frango seja assado no invólucro. Dessa forma, os consumidores podem colocá-lo diretamente no forno sem ter que tocar na carne crua. A embalagem mantém a umidade dentro do pacote e permite que o interior do forno permaneça limpo. O projeto venceu no critério “Melhor Experiência para o Usuário”.

Muitos consumidores desconhecem a melhor maneira de manusear carne crua, como demonstrado pelo grande volume de informações sobre segurança relacionada à carne patrocinado pelo governo. A FFP Packaging Solutions desenvolveu uma embalagem para frango assado que resolve esse problema. Um grande envoltório de poliéster selado termicamente permite que todo o frango seja assado no invólucro. Dessa forma, os consumidores podem colocá-lo diretamente no forno sem ter que tocar na carne crua. A embalagem mantém a umidade dentro do pacote e permite que o interior do forno permaneça limpo. O projeto venceu no critério “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

PRATA
Embalagem com fecho de encaixe garante carne fresca em restaurante mexicano (Sigma Alimentos – México; Colaboradores: Sigma Alimentos (Departamentos de P&D, Marketing e Processamento); Multivac e Winpak – México)

Novo no mercado mexicano, a embalagem do presunto San Rafael mantém o alimento fresco mesmo depois de vários usos.  O invólucro da Sigma Alimentos, que pode ser fechado depois de aberto, possui uma tampa de encaixe que emite um clique audível quando fechada, tranquilizando os consumidores de que o fecho manterá a carne fresca e livre de contaminação. Essa embalagem fácil de abrir também facilita o manuseio do produto para os consumidores. O projeto venceu no critério “Melhor Experiência para o Usuário”.

Novo no mercado mexicano, a embalagem do presunto San Rafael mantém o alimento fresco mesmo depois de vários usos. O invólucro da Sigma Alimentos, que pode ser fechado depois de aberto, possui uma tampa de encaixe que emite um clique audível quando fechada, tranquilizando os consumidores de que o fecho manterá a carne fresca e livre de contaminação. Essa embalagem fácil de abrir também facilita o manuseio do produto para os consumidores. O projeto venceu no critério “Melhor Experiência para o Usuário”.

 

PRATA
Embalagem de sopa aumenta a validade na prateleira e reduz o impacto ambiental (Mondi – Áustria; Colaboradores: Mondi Coatings GmbH; Mondi Coating Zeltweg GmbH – Áustria; Afripack Group –África do Sul)

Levar sopa para partes da África que não contam com canais de distribuição estabelecidos requer soluções de embalagem que estendam o prazo de validade. A nova embalagem de sopa da Mondi substitui a folha de alumínio por laminados de papel de coextrusão e propriedades de barreira específicas que protegem o conteúdo e ampliam a vida útil nas prateleiras. A embalagem também utiliza um polímero de selagem especial que permite a vedação em temperaturas significativamente menores, resultando em uso de energia significativamente reduzido e maior eficiência nas linhas de preenchimento. A eliminação da camada de alumínio permite o uso de detecção de metal para garantir a segurança do produto. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

Levar sopa para partes da África que não contam com canais de distribuição estabelecidos requer soluções de embalagem que estendam o prazo de validade. A nova embalagem de sopa da Mondi substitui a folha de alumínio por laminados de papel de coextrusão e propriedades de barreira específicas que protegem o conteúdo e ampliam a vida útil nas prateleiras. A embalagem também utiliza um polímero de selagem especial que permite a vedação em temperaturas significativamente menores, resultando em uso de energia significativamente reduzido e maior eficiência nas linhas de preenchimento. A eliminação da camada de alumínio permite o uso de detecção de metal para garantir a segurança do produto. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

 

PRATA
Garrafas de Gatorade mais leves e mais resistentes (Pepsico – Estados Unidos; Colaboradores: Stress Engineering and Tether – Estados Unidos)

A Pepsico otimizou o peso da garrafa de Gatorade de cerca de 900 gramas, tornando-a a mais leve possível e significativamente mais resistente. Além disso, usando a nova tecnologia de rótulos de filme alimentados por rolos para aderir os rótulos nas garrafas, foi possível eliminar adesivos e simular a impressão direta. Esse rótulo com forma adaptável elimina o acúmulo de água entre a etiqueta e a garrafa. Esta garrafa é 13% mais leve e 25% mais resistente do que a anterior. A garrafa preenchida a quente apresenta um painel de vácuo na base, e não nos lados, e uma série de reforços estruturais que impedem a deformação durante e após o processo de preenchimento. O aumento significativo da resistência da garrafa permitiu à Pepsico mudar do método de entrega que mantinha as garrafas totalmente fechadas em compartimentos ondulados para sistemas de bandejas protegidas por películas, o que permitiu uma redução de 50% de material ondulado usado no transporte. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

A Pepsico otimizou o peso da garrafa de Gatorade de cerca de 900 gramas, tornando-a a mais leve possível e significativamente mais resistente. Além disso, usando a nova tecnologia de rótulos de filme alimentados por rolos para aderir os rótulos nas garrafas, foi possível eliminar adesivos e simular a impressão direta. Esse rótulo com forma adaptável elimina o acúmulo de água entre a etiqueta e a garrafa.
Esta garrafa é 13% mais leve e 25% mais resistente do que a anterior. A garrafa preenchida a quente apresenta um painel de vácuo na base, e não nos lados, e uma série de reforços estruturais que impedem a deformação durante e após o processo de preenchimento. O aumento significativo da resistência da garrafa permitiu à Pepsico mudar do método de entrega que mantinha as garrafas totalmente fechadas em compartimentos ondulados para sistemas de bandejas protegidas por películas, o que permitiu uma redução de 50% de material ondulado usado no transporte. O projeto venceu no critério “Embalagens Responsáveis”.

COMENTÁRIOS